Mundo

Mais de 50 mortos por inundações no oeste do Afeganistão

As inundações de sexta-feira também destruíram cerca de 2.000 casas e danificaram milhares de moradias

Residentes afegãos limpam escombros e resgatam seus pertences após enchentes repentinas após fortes chuvas em uma casa danificada em Firozkoh, província de GhorResidentes afegãos limpam escombros e resgatam seus pertences após enchentes repentinas após fortes chuvas em uma casa danificada em Firozkoh, província de Ghor - Foto: AFP

Inundações repentinas no oeste do Afeganistão mataram pelo menos 50 pessoas nas últimas horas, anunciaram as autoridades locais neste sábado.

“Cinquenta moradores da província de Ghor morreram nas enchentes de sexta-feira e muitos outros estão desaparecidos”, disse o porta-voz da polícia provincial, Abdul Rahman Badri.

O Afeganistão, um dos países mais expostos às mudanças climáticas, segundo os especialistas, tem sofrido fortes tempestades há semanas, após um incomum inverno seco e vários anos de seca.

As inundações de sexta-feira também destruíram cerca de 2.000 casas e danificaram milhares de moradias, acrescentou.

“Estas terríveis inundações também mataram milhares de cabeças de gado(…) destruíram centenas de hectares de terras agrícolas, centenas de pontes e redes de esgoto e milhares de árvores”, acrescentou.

As principais estradas de entrada e saída da província estão “completamente bloqueadas”, disse o porta-voz.

Outras províncias do norte do Afeganistão sofreram inundações repentinas no final da semana passada e são esperadas novas tempestades, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Centenas de pessoas morreram na semana passada quando as inundações devastaram a província de Baghlan, no norte, de acordo com o Programa Mundial de Alimentos e autoridades do regime talibã.

Veja também

Substância química em milhares de produtos pode acelerar envelhecimento, diz estudo; saiba qual é
Prevenção

Substância química em milhares de produtos pode acelerar envelhecimento, diz estudo; saiba qual é

Os 5 arrependimentos de pessoas à beira da morte e o que eles revelam sobre felicidade
SAÚDE

Os 5 arrependimentos de pessoas à beira da morte e o que eles revelam sobre felicidade

Newsletter