FATALIDADES

Mais de 600 jornalistas morreram por Covid-19 desde março de 2020, diz ONG

Mais da metade dos casos (303) foram na América Latina

O Peru é o país com o maior número de jornalistas mortos pela doença (93)O Peru é o país com o maior número de jornalistas mortos pela doença (93) - Foto: Mario Tama/Getty Images North America/G

Mais de 600 jornalistas morreram de Covid-19 em todo mundo, sendo mais da metade deles na América Latina - alertou esta semana a organização suíça Press Emblem Campaign (PEC), que pede a vacinação prioritária dos profissionais da imprensa.

Esta organização com sede em Genebra afirma, porém, que não é possível diferenciar os jornalistas contaminados pelo novo coronavírus no exercício de seu trabalho e aqueles que se infectaram em suas vidas privadas.

"Devido à sua profissão, os jornalistas que saem para informar estão particularmente expostos ao vírus. Alguns deles, especialmente 'freelancers' e fotógrafos, não podem trabalhar apenas de casa", disse o secretário-geral da PEC, Blaise Lempen, em um comunicado.

Por esse motivo, a organização pede que os jornalistas sejam tratados como trabalhadores da linha de frente e tenham prioridade na vacinação, se assim solicitarem.

De acordo com as estatísticas desta ONG, 602 jornalistas morreram de Covid-19 desde março de 2020.

A América Latina lidera a lista com mais da metade das vítimas (303 mortes). Na sequência, estão Ásia, com 145 mortes, à frente de Europa (94), América do Norte (32) e África (28). 

O Peru é o país com o maior número de mortes (93), segundo sua Associação Nacional de Jornalistas. O Brasil ocupa o segundo lugar, com 55 vítimas, à frente de Índia (53), México (45), Equador (42) e Bangladesh (41). 

Nos Estados Unidos, houve 31 óbitos por Covid-19 nos meios de comunicação, ainda de acordo com a ONG. 

A Itália é o país europeu mais afetado, com 37 jornalistas mortos. Na França, cinco mortes por Covid-19 foram relatadas na categoria, segundo o comunicado.

O número real de vítimas no mundo é certamente maior, segundo a PEC, porque, às vezes, não se especifica a causa da morte, ou o óbito não é anunciado. E, em alguns países, não há informação confiável a esse respeito.

A contagem da PEC se baseia em informações dos veículos de comunicação locais, de associações (ou federações) nacionais de jornalistas e dos correspondentes regionais da organização. 

A ONG faz um levantamento do número de jornalistas mortos no mundo a cada ano e, desde o início da pandemia, também registra aqueles mortos por Covid-19.

A pandemia do novo coronavírus deixou pelo menos 1.869.674 mortos no mundo desde que o escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China informou o aparecimento da doença, em dezembro de 2019, conforme balanço da AFP elaborado nesta quarta-feira (6), com base em fontes oficiais.

Desde início da pandemia, mais de 86.395.630 pessoas contraíram a Covid-19. Deste total, pelo menos 53.992.400 se recuperaram, segundo as autoridades.

Estes números se baseiam nos relatórios comunicados diariamente pelas autoridades sanitárias de cada país e excluem as correções feitas "a posteriori" pelos diferentes organismos, como na Rússia, na Espanha, ou no Reino Unido.

Desde o começo da atual crise sanitária, o número de testes realizados aumentou consideravelmente, e as técnicas de rastreamento de contato melhoraram, o que levou a uma alta nas infecções declaradas. 

Ainda assim, o número de casos diagnosticados reflete apenas uma parte da totalidade de contágios. Os casos menos graves, ou assintomáticos, continuam sem serem detectados.

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Fé e devoção marcam programação da Semana Santa na RMR a partir desta Quinta-feira Santa (28)
Religiosidade

Fé e devoção marcam programação da Semana Santa na RMR a partir desta Quinta-feira Santa (28)

Newsletter