Mais de 80 aves em cativeiro são apreendidas no Agreste

Entre as espécies apreendidas, três seriemas, um papagaio-verdadeiro e um aracuã, considerada ameaçada

Em Garanhuns, foram apreendidas 77 aves em cativeiroEm Garanhuns, foram apreendidas 77 aves em cativeiro - Foto: Divulgação/CPRH

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), localizado no bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, recebeu, na noite desta sexta (17), 89 aves apreendidas pelas polícias Militar e Civil nos municípios de Garanhuns e Caruaru, no Agreste do Estado. Segundo a CPRH, os animais foram resgatados de cativeiros e iriam para pontos de comercialização.

Leia também:
Ação apreende 23 animais silvestres em cativeiro ilegal no Sertão; veja fotos


Entre as espécies apreendidas, três seriemas, um papagaio-verdadeiro e um aracuã, considerada ameaçada. A maior apreensão aconteceu em Garanhuns, onde policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), da Polícia Militar, encontraram 77 aves em uma residência no bairro Boa Vista nessa quinta (16). Entre eles, 14 galos de campina, 11 tico-ticos, oito cardeais (sendo um cardeal-amarelo, exótico, com ocorrência na Argentina e no Uruguai), seis azulões, dois canários-da-terra, um papagaio-verdadeiro, um aracuã e as três seriemas. As aves foram levadas para a Unidade Integrada de Gestão Ambiental (Uiga-Garanhuns), braço da CPRH na região. O responsável será autuado e receberá multa de aproximadamente R$ 50 mil.

Em Caruaru, 12 aves foram apreendidas: dois salta-caminhos, dois galos-de-campina, dois azulões, um sábia, um mané-mago, um caboclinho, um papa-capim, uma patativa e um fuscão-preto. A apreensão, realizada nesta sexta (17), ocorreu após uma denúncia de interceptação de celular roubado, quando policiais da 1ª Delegacia da cidade investigavam uma residência e encontraram aves em cativeiro. O casal responsável foi levado à delegacia e vai responder a um Termo Circunstancial de Ocorrência (TAC).

Veja também

Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos
Saúde

Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos

Quatro pessoas morrem após acidente entre lanchas em Angra dos Reis
Rio de Janeiro

Quatro pessoas morrem após acidente entre lanchas em Angra dos Reis