GUERRA NA UCRÂNIA

Mais de dois milhões de refugiados entraram na Polônia procedentes da Ucrânia

Dois em cada três refugiados entraram na Polônia

Foto: Louisa Gouliamaki / AFP

Mais de dois milhões de pessoas entraram na Polônia procedentes da Ucrânia para fugir da invasão das tropas russas, anunciou nesta sexta-feira a Guarda de Fronteira polonesa.

"Hoje, 18 de março, às 9H00 (5H00 de Brasília, o número de refugiados da Ucrânia superou dois milhões. São em sua maioria mulheres com crianças. os funcionários da Guarda de Fronteira são os primeiros poloneses que os ajudam quando atravessam a fronteira", afirmou a instituição em um comunicado.

Se o número for comparado com o balanço total de refugiados ucranianos publicado pela ONU, dois em cada três refugiados entraram na Polônia. Muitos, no entanto, tentam continuar sua jornada para outros países europeus mais a oeste ou para o Canadá.

Nos últimos dias, as autoridades polonesas registraram uma redução do número de chegadas.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciou que o número de refugiados em fuga da invasão russa na Ucrânia superou 3,1 milhões de pessoas na quinta-feira.

Os refugiados são em sua maioria cidadãos ucranianos. Mas 162.000 pessoas de terceiros países saíram da ex-república soviética, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). 

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter