Coceira

PE: mais quatro cidades registram casos de lesões de pele; total de notificações passa de 330

CoceiraCoceira - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Novo balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nesta quarta-feira (1º), indica que mais quatro municípios de Pernambuco notificaram casos de lesões de pele que provocam coceira. Segundo a pasta, os novos registros, foram identificados nas cidades de Limoeiro e Carpina, no Agreste do Estado; Escada, na Zona da Mata Sul; e em Petrolina, no Sertão pernambucano.

A nova atualização também indica que o total de registros em todo o Estado subiu para 331 – o balanço anterior, informado pela SES-PE na terça-feira (30), indicava 195 notificações. Agora subiu de 10 para 14 municípios com casos.



No intervalo de 24 horas, o total de casos em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), quase triplicou: foi de 10 para 26. O maior número é o do Recife: segundo a Secretaria de Saúde da capital pernambucana, 201 notificações foram feitas

Em segundo lugar nos registros está Jaboatão dos Guararapes, na RMR, com 38 [veja a lista completa de cidades e mais abaixo].

Em nota, a SES-PE informou que os casos notificados continuam sob investigação clínica, epidemiológica e laboratorial pelos municípios. Há apoio de equipe técnica da pasta estadual, do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e de especialistas.

“A SES-PE reforça que relatos de casos de natureza similar (erupção cutânea e coceira) de outros municípios estão sendo constantemente verificados junto às secretarias municipais, em parceria com as Gerências Regionais de Saúde (Geres), para notificação oficial”, informou a secretaria.

Por fim, a SES-PE ressalta que “está vigilante e dando todo o apoio necessário para resolução dos casos”.

Os principais sintomas relacionados às lesões são coceira e vermelhidão, mas dor de garganta, febre e diarreia também foram mencionados pelos pacientes.

Lista de casos notificados no Estado até 1º/12, segundo a SES-PE

Recife – 201
Jaboatão – 38
Olinda – 28
Camaragibe – 26
Paulista – 10
Cabo de Santo Agostinho – 8
Ipojuca – 8
Igarassu – 4
São Lourenço da Mata – 2
Limoeiro – 2
Carpina – 1
Escada – 1
Petrolina – 1
Araçoiaba – 1

Veja também

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no PeruDanos ambientais

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no Peru

Defesa divulga carta em que suspeito de matar Beatriz se diz inocente e pressionado a confessarCaso Beatriz

Defesa divulga carta em que suspeito de matar Beatriz se diz inocente e pressionado a confessar