Mais três linhas de ônibus passam a usar Faixa Azul na avenida Antônio de Góes, no Recife

Com a medida, sobe para 27 o número de linhas que transitam pelo corredor exclusivo para o transporte público

Faixa Azul na avenida Antônio de Góes, no PinaFaixa Azul na avenida Antônio de Góes, no Pina - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) segue fazendo ajustes operacionais para que mais linhas passem a utilizar a Faixa Azul implantada pela Prefeitura do Recife, no último dia 9, na avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, na Zona Sul da Capital. A partir deste sábado (20), mais três linhas começarão a usar o corredor exclusivo para o transporte público.

As linhas são 011-Piedade/ Derby, 013-Jardim Beira Rio (Pina) e 043-Aeroporto/ Tacaruna (Derby). Elas deixarão de trafegar pela pista da esquerda da avenida e terão o itinerário transferido para a pista da direita, onde foi implantada a Faixa Azul. Dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento ao Cliente do GRCT (0800.081.0158).

Há uma semana, outras quatro linhas já tinham deixado de trafegar pela pista da esquerda e passado a utilizar a Faixa Azul: 039-Setúbal (Príncipe), 044-Massangana (Boa Vista), 069-Conjunto Catamarã e 2040-CDU/Boa Viagem/Caxangá. Com a soma de todos os itinerários, o número de linhas que fazem uso do corredor exclusivo subiu de 20 para 27. Mais de 70 mil passageiros são impactados diariamente.

A possibilidade de ajustes havia sido antecipada pela Folha de Pernambuco no dia seguinte à implantação da nova Faixa Azul. Além de beneficiar mais passageiros de ônibus que não estavam utilizando o corredor, a motivação seria desafogar a pista da esquerda da Antônio de Góes, onde carros e ônibus ainda dividiam espaço e engarrafamentos estavam se intensificando.

Com as mudanças concretizadas neste sábado, apenas linhas com destino ao Shopping RioMar devem continuar utilizando a pista da esquerda da avenida, uma vez que somente por ela é possível acessar o empreendimento com mais facilidade.

Veja também

Primeiras imagens do novo acelerador de elétrons do Brasil são de proteínas do novo coronavirus
Coronavírus

Primeiras imagens do novo acelerador de elétrons do Brasil são de proteínas do novo coronavirus

Brasil: 1.071 novos óbitos e mais 39mil casos da doença neste sábado
Covid-19

Brasil: 1.071 novos óbitos e mais 39mil casos da doença neste sábado