Recife

Mamógrafo móvel do Recife tem mais de mil vagas disponíveis para dezembro; veja calendário

As ações do mamógrafo têm início nesta terça-feira (1º), e o caminhão percorrerá 20 pontos da capital pernambucana

Mamógrafo móvelMamógrafo móvel - Foto: Ikamahã/Sesau PCR

O mamógrafo móvel do Recife disponibilizará 1.200 vagas para atendimento no mês de dezembro. A partir desta terça-feira (1º), o veículo vai circular em 20 pontos dos oito distritos sanitários da Capital, acolhendo mulheres entre 50 e 69 anos. A relação dos locais por onde o caminhão vai passar pode ser acessada clicando aqui

Devido à pandemia do novo coronavírus, o atendimento às cidadãs deve ser previamente agendado. As marcações são limitadas a 60 vagas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, sendo 30 pela manhã, das 8h às 12h, e outras 30 à tarde, das 13h30 às 17h.

Calendário do Mamógrafo

Para evitar aglomerações nos locais de atendimento, agentes de saúde vão identificar nas comunidades as mulheres que se encontram dentro da faixa etária de rastreio - preconizada pelo Ministério da Saúde.

Em seguida, a equipe da unidade de saúde entra em contato com as usuárias para marcar a data e horário do exame. As mulheres interessadas em fazer a mamografia também podem ir até a unidade de saúde onde são cadastradas para solicitar o agendamento.

O uso de máscaras é obrigatório nos locais de atendimento e o distanciamento físico entre as usuárias deverá ser respeitado. Nos lugares onde o caminhão de mamografia estiver estacionado, haverá água, sabão e/ou álcool a 70% para higienização das mãos.

Para fazer o exame, é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O resultado do exame é entregue em até 20 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação.

Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde onde é cadastrado para pegar um encaminhamento

Veja também

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão
Rio de Janeiro

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão

Colisão entre viatura da PM e motocicleta deixa trânsito lento na avenida Agamenon Magalhães
Recife

Colisão entre viatura da PM e motocicleta deixa trânsito lento na avenida Agamenon Magalhães

Newsletter