Mamógrafo móvel realiza 2 mil atendimentos em abril no Recife

Mulheres de 50 a 69 anos serão atendidas pelo projeto da Prefeitura do Recife

Mamógrafo móvel no Morro da ConceiçãoMamógrafo móvel no Morro da Conceição - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A segunda-feira (2) está sendo de prevenção ao câncer de mama no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. É que o caminhão equipado com mamógrafo da Prefeitura do Recife segue estacionado até às 17h na Praça da Conceição, realizando exames em mulheres de 50 a 69 anos.

O comentário entre as pacientes é o mesmo. “É melhor prevenir que remediar, não é?”. Dona Josefa Maria, 62 anos, contou que faz o exame religiosamente desde os 40 anos. “Eu venho uma vez por ano nesse mamógrafo, desde que ele começou a rodar, porque para ir num posto e marcar é muito difícil. Aqui é bem mais rápido e é preciso, né? Eu não deixo de vir nunca”, contou.

Leia também:
Recife distribui 2 mil fichas para o mamógrafo móvel em abril
Procura por mamografia é baixa, aponta pesquisa

Também com 62 anos, Tereza Costa é costureira e também elogia a rapidez no atendimento e na entrega dos resultados. “Às vezes a gente tem que ir no posto e perguntar qual o dia que vai ter que ir pra marcar o exame. Assim fica difícil, não é? Prefiro vir aqui mesmo, é muito mais rápido”, comentou a costureira apressada antes de ser chamada para fazer o exame.

Mulheres que estejam fora da faixa etária de risco do câncer de mama, devem procurar uma unidade de saúde para marcar o exame.

Agora à tarde, serão distribuídas 40 fichas. Para fazer o exame, é necessário levar um documento oficial de identificação com foto, o cartão do SUS e um comprovante de residência. Os exames feitos no Morro da Conceição nesta segunda, podem ser retirados em até 15 dias no posto de saúde do bairro.

Nesta terça (3), o mamógrafo móvel estará na Unidade de Saúde da Família da Macaxeira, também na Zona Norte do Recife. O calendário do equipamento no mês de abril pode ser consultado no portal da PCR - www.recife.pe.gov.br.

   Semana da Saúde

Coincidentemente, nesta segunda-feira se inicia a Semana Mundial da Saúde. No caso do Distrito Sanitário 7, onde se localiza o Morro da Conceição e outras localidades da Zona Norte do Recife, além da ação com o mamógrafo, estão ocorrendo ações de orientação sobre saúde bucal, respiratória, alimentação e saúde ambiental.

Veja também

Confira novo fascículo e vídeo com correção do material do Projeto Enem 2020
Enem 2020

Confira novo fascículo e vídeo com correção do material do Projeto Enem 2020

Mutirão da Rede de Fisioterapia de Olinda atenderá 140 pacientes nesta terça-feira (27)
Saúde

Mutirão da Rede de Fisioterapia de Olinda atenderá 140 pacientes nesta terça-feira (27)