Transporte público

Manutenção na rede aérea do Metrô do Recife gera transtornos na manhã desta quarta (27)

Segundo a CBTU, a linha Sul abriu às 5h30 e a linha Centro às 6h. Além disso, os trens operam em apenas uma das vias, gerando demora nas viagens

Estação RecifeEstação Recife - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Quem precisou usar o Metrô do Recife no início da manhã desta quarta-feira (27) enfrentou transtornos. Isso porque houve um atraso na abertura das estações que atendem as linhas Centro e Sul da cidade.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma manutenção na rede aérea, que ocorreu durante a madrugada, resultou no atraso da abertura dos locais de embarque e desemparque, que normalmente funcionam a partir das 5h.


Nesta quarta, segundo a CBTU, a linha Sul abriu às 5h30 e a linha Centro às 6h. Além disso, os trens operam em apenas uma das vias, gerando demora nas viagens.

O atraso gerou aglomeração na estação central do Metrô, no bairro de São José. Um anúncio informava que os trens estão trabalhando com velocidade reduzida e com maior intervalo entre eles.

Entre os passageiros, muitas reclamações. A sindicalista de 58 anos Rita de Cássia foi uma das prejudicadas pelos problemas técnicos do equipamento.

“Estou indo para o trabalho e estou atrasada. Eu já sabia que o metrô estava com problemas, mas não sabia que estava com a linha interditada também. Vai demorar mais ainda. Isso me prejudica até demais”, afirmou Rita.

Para a promotora de vendas, Rafaela Cristina, a situação também atrapalhou sua chegada ao trabalho: “Estou indo agora e com certeza vou chegar atrasada, a gente opta pelo metrô e acontece tudo isso”. 

Diferente de Rita e Rafaela, a cuidadora de 27 anos, Anne Caroline, tinha saído do trabalho e desejava voltar para sua casa, mas se deparou com as dificuldades geradas pelos problemas no metrô. “Está sendo horrível com o metrô quebrado, a pessoa está cansada e quer chegar cedo em casa, mas não consegue, é uma dificuldade”, explicou Anne. 

A CBTU informou que trabalha neste momento para regularizar o serviço. Não há previsão para a regularização do transporte.

Grande Recife Consórcio de Transporte afirmou que um plano de contingência foi feito com o reforço das linhas 200 - TI Jaboatão (Parador), 2450 - TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 - Camaragibe (Derby). Além destas, foram ativadas ainda as linhas especiais Jaboatão/Barro, Barro/Afogados/Joana Bezerra e Camaragibe/TIP.

Veja também

Secretaria da Mulher lança projeto Jornada dos Núcleos de Estudos de Gênero em escolas do Estado
Educação

Secretaria da Mulher lança projeto Jornada dos Núcleos de Estudos de Gênero em escolas do Estado

Pernambuco registra, nesta sexta (1ª), três mortes e 2.961 novos casos de Covid-19
coronavírus

Pernambuco registra, nesta sexta (1ª), três mortes e 2.961 novos casos de Covid-19