Transporte público

Manutenção na rede aérea do Metrô do Recife gera transtornos na manhã desta quarta (27)

Segundo a CBTU, a linha Sul abriu às 5h30 e a linha Centro às 6h. Além disso, os trens operam em apenas uma das vias, gerando demora nas viagens

Estação RecifeEstação Recife - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Quem precisou usar o Metrô do Recife no início da manhã desta quarta-feira (27) enfrentou transtornos. Isso porque houve um atraso na abertura das estações que atendem as linhas Centro e Sul da cidade.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma manutenção na rede aérea, que ocorreu durante a madrugada, resultou no atraso da abertura dos locais de embarque e desemparque, que normalmente funcionam a partir das 5h.


Nesta quarta, segundo a CBTU, a linha Sul abriu às 5h30 e a linha Centro às 6h. Além disso, os trens operam em apenas uma das vias, gerando demora nas viagens.

O atraso gerou aglomeração na estação central do Metrô, no bairro de São José. Um anúncio informava que os trens estão trabalhando com velocidade reduzida e com maior intervalo entre eles.

Entre os passageiros, muitas reclamações. A sindicalista de 58 anos Rita de Cássia foi uma das prejudicadas pelos problemas técnicos do equipamento.

“Estou indo para o trabalho e estou atrasada. Eu já sabia que o metrô estava com problemas, mas não sabia que estava com a linha interditada também. Vai demorar mais ainda. Isso me prejudica até demais”, afirmou Rita.

Para a promotora de vendas, Rafaela Cristina, a situação também atrapalhou sua chegada ao trabalho: “Estou indo agora e com certeza vou chegar atrasada, a gente opta pelo metrô e acontece tudo isso”. 

Diferente de Rita e Rafaela, a cuidadora de 27 anos, Anne Caroline, tinha saído do trabalho e desejava voltar para sua casa, mas se deparou com as dificuldades geradas pelos problemas no metrô. “Está sendo horrível com o metrô quebrado, a pessoa está cansada e quer chegar cedo em casa, mas não consegue, é uma dificuldade”, explicou Anne. 

A CBTU informou que trabalha neste momento para regularizar o serviço. Não há previsão para a regularização do transporte.

Grande Recife Consórcio de Transporte afirmou que um plano de contingência foi feito com o reforço das linhas 200 - TI Jaboatão (Parador), 2450 - TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 - Camaragibe (Derby). Além destas, foram ativadas ainda as linhas especiais Jaboatão/Barro, Barro/Afogados/Joana Bezerra e Camaragibe/TIP.

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter