Maracatu abre a temporada de prévias do Carnaval do Recife

Maracatu Nação Encanto de Alegria, do bairro da Mangabeira, na zona Norte, estreou a agenda da prefeitura para a folia

Eduardo Vasconcelos, Secretário Executivo de CulturaEduardo Vasconcelos, Secretário Executivo de Cultura - Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco

Serão anunciados nesta quarta-feira (30), às 9h30, as atrações dos principais polos do Carnaval 2019 do Recife. O ciclo momesco terá mais de duas mil apresentações e o samba será o protagonista com homenagem para a nova e também já consolidada cena local, através de Belo Xis e Gerlane Lops. A grade será apresentada no Paço do Frevo, que fica na Praça do Arsenal, Bairro do Recife.

Na noite desta terça (29), a Capital decretou aberta a temporada de prévias com o ensaio aberto do Maracatu Nação Encanto de Alegria, no bairro da Mangabeira, na zona Norte.

Leia também:
Cardápio de prévias, camarotes e shows para aproveitar o Carnaval 2019


“Puxar as prévias é gratificante e uma responsabilidade”, disse o presidente da Nação, Anderson dos Santos. A agremiação, que contará com cerca de 400 integrantes na abertura dos festejos oficial, completa 20 anos de existência.

A agremiação foi a grande vencedora do Carnaval 2018. A partir de agora, uma maratona de ensaios vai levar a alegria da folia para diversos bairros da cidade. Em relação aos maracatus, serão 17 encontros abertos de nações que juntas formam o show Tumaraca, que fecha a semana pré-carnavalesca, no dia 28 de fevereiro.

Nesta quarta (30) tem ensaio da Nação Estrela Brilhante, no Alto José do Pinho, às 18h, e já na quinta (31) é a vez do Estrela Dalva, no bairro de São José, às 18h. Estes três primeiros maracatus ensaiam juntos na rua da Moeda, no Bairro do Recife, na sexta. A dinâmica será a mesma para todas as 12 nações que fazem parte do Tumaraca: na semana em que fizerem os acertos nas comunidades, se reúnem as sextas em trio para um trabalho conjunto na rua da Moeda.

“Todos os ensaios, que culminam com o Tumaraca, que são as nações de maracatu de baque virado, tem apoio de cachê, apoio de infraestrutura de palco, som, iluminação. Tem também aporte de segurança com CTTU para fazer com que o ensaio aconteça da melhor maneira possível”, contou o secretário executivo de Cultura, Eduardo Vasconcelos.

Ao todo, neste mês que antecede a folia oficial serão 49 atividades, que incluem além da programação dos maracatus, acertos de marcha e concursos de Rei e Rainha do Carnaval, entre outros. “O Pátio de São Pedro é um quartel general das prévias carnavalescas do Recife. Teremos partir desta quinta os acertos de marcha de blocos”, reforçou.



Veja também

É preciso suplementar para treinar musculação?
Saúde e Bem-Estar

É preciso suplementar para treinar musculação?

Após denúncia de som alto, quatro são detidos por perturbação do sossego e desacato no Recife
Recife

Após denúncia de som alto, quatro são detidos por perturbação do sossego e desacato no Recife