Maracatus, caboclinhos, frevo e cavalo marinho na Casa da Rabeca

Apresentações acontecem estes domingo e segunda

Maracatu chega para Casa da RabecaMaracatu chega para Casa da Rabeca - Foto: Ed Machado

Enquanto a Cidade Alta de Olinda se enche de super-heróis, o bairro da Cidade Tabajara, também em Olinda, concentra, neste domingo (26), uma série de apresentações de maracatus e outras representações do Carnaval pernambucano.

É a 13ª edição do Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca e, até esta segunda (27), o espaço reúne maracatu de baque solto e virado, cavalo marinho, caboclinho e frevo. A programação é gratuita.

Durante a manhã, apresentaram-se caboclinhos; Maracatu Estrela Brilhante, de Igarassu; Leão Coroado; Cavalo Marinho Boi Matuto (da Família Salu); Família Salustiano e Rabeca Encantada, todos contemporâneos de Olinda.

Nesta tarde, quem toma o salão é o Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro. Ao todo, são 200 componentes que estão sendo chamados, um a um, pelo terno (homem que convoca os caboclos para apresentação), momento em que os integrantes têm a oportunidade de mostrar particularmente a sua sambada e performance. A apresentação segue até as 17h30, quando a agremiação seguirá ao Marco Zero, no Bairro do Recife, para se unir a outras nações de maracatu.

O festival segue até esta segunda (27), também das 9h às 17h, com os caboclinhos Índio Tupi Guarani de Buenos Aires; Índio Canindé Brasileiro de Itaquitinga; e os Coités de Trancunhaém.

Encontro de maracatus

Ainda na segunda, às 10h, no Espaço Ilumiara - próximo à Casa da Rabeca - ocorre o 27º Encontro de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Estão confirmados mais de 20 grupos de vários lugares do Estado.

"A nossa cultura é plural e muito rica. Essas apresentações servem para difundir a marca deixada pelo nosso saudoso Mestre Salu", diz Pedro Salustiano, um dos organizadores. 

Veja também

China usa teste anal com cotonete para detectar Covid-19 e diz que técnica é mais precisa
Testagem

China usa teste anal com cotonete para detectar Covid-19 e diz que técnica é mais precisa

Juros para famílias caem ao menor nível histórico em 2020, diz BC
Economia

Juros para famílias caem ao menor nível histórico em 2020, diz BC