Materiais contrabandeados são apreendidos no Centro do Recife

Bairro de São José é o primeiro alvo da Operação “Mascates”, que teve início na manhã desta segunda-feira

Fiscalização da Receita Federal e da Secretaria da Fazenda no bairro de São José. Fiscalização da Receita Federal e da Secretaria da Fazenda no bairro de São José.  - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco.

Mercadorias comercializadas irregularmente foram o alvo da Receita Federal e da Secretaria da Fazenda do Estado, Sefaz-PE, na manhã desta segunda (23) no bairro de São José, na área central do Recife. A operação denominada “Mascates” visa combater sonegação, contratando e falsificação de produtos no comércio.

Para iniciar a ação, os arredores do Mercado de São José foram escolhidos por apresentarem uma grande concentração de produtos irregulares, como explica o auditor fiscal da Sefaz-PE, Luís Rodolfo. “A partir dessa fiscalização, os proprietários têm um prazo para apresentar a documentação fiscal dessa mercadoria. Caso não apresente, essa será apreendida”, disse.

Esse documento fiscal serve para comprovar a regularidade do produto - ou seja, funciona como forma de defesa do proprietário. Caso seja comprovada a falsificação ou contrabando dessa mercadoria, o acusado deverá responder por crime contra a ordem tributária, além de uma pena de perdimento dos bens.

Leia também:
Procon multa Gol em R$ 3,5 milhões por promoção irregular
Procon recolhe produtos vencidos em hipermercado na Caxangá
Mercado de São José tem entorno reordenado

A operação “Mascates” não tem data para ser encerrada e possui apuração continua por parte do serviço interno da Receita Federal. “Até o final do dia mais de 20 lojas devem ser fiscalizadas. Ainda não temos um levantamento exato, mas estima-se que são R$ 5 milhões em mercadorias irregulares”, detalha o auditor fiscal da Receita Federal, Gustavo Medeiros de Macedo, “os agentes chegam nos estabelecimentos e solicitam a documentação que prove a importação legal desses produtos. Caso não seja apresentada, existe a apreensão”. Segundo ele, outras localidades do Centro do Recife serão fiscalizadas futuramente.

Veja também

Dr. Justiniano Luna fala sobre prevenção do câncer colorretal
Inspiração Saúde

Dr. Justiniano Luna fala sobre prevenção do câncer colorretal

Celebração do Ano-novo na Times Square, em Nova York, será virtual
ANO NOVO

Celebração do Ano-novo na Times Square, em Nova York, será virtual