Material está confinado, diz CPRH sobre vazamento de óleo da Refinaria Abreu e Lima

Caminhões-pipa e bombas removem parte do resíduo que vazou para o mangue

Óleo escapou da contenção após vazamento e chegou a mangue próximo à refinariaÓleo escapou da contenção após vazamento e chegou a mangue próximo à refinaria - Foto: Cortesia/Sindipetro-PE

Um vazamento de óleo foi registrado na manhã desta terça-feira (27) na Refinaria Abreu e Lima, nas margens da rodovia PE-60, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Segundo denúncias do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo de Pernambuco (Sindipetro-PE), o líquido chegou ao mangue localizado perto da instalação. No início desta tarde, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) informou que "o material está confinado e não é inflamável".

"Estamos tentando saber com a empresa o que está ocorrendo. Soubemos que há mais de dois dias está tendo um vazamento de óleo dentro. A contenção da refinaria não conseguiu conter e passou para a área externa", explicou o coordenador-geral do Sindipetro-PE, Rogério Almeida. 

Com uma equipe no Complexo Industrial de Suape para avaliar os danos do vazamento, a CPRH explicou que o problema ocorreu na caixa separadora de água e óleo com um volume extravasado de 5 metros cúbicos, sendo 3 metros cúbicos de óleo e 2 metros cúbicos de água.

Leia também:
Cade aprova venda de oito refinarias pela Petrobras


A equipe da CPRH é formada por três analistas ambientais e coordenada pelo diretor de controle de fontes poluidoras, Eduardo Elvino. Caminhões-pipa e bombas removem parte do resíduo que vazou para o mangue. Pelo menos 8 mil litros, aponta Rogério, foram recolhidos até as 10h.

Em nota divulgada à imprensa, a Petrobras informou que identificou o vazamento ainda na segunda-feira. Segundo o Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro), o líquido transbordou da Estação de Tratamento de Detritos Industriais (ETDI), onde são tratados os resíduos de petróleo, e atingiu uma área de mangue localizada no quilômetro 43 da Rota do Atlântico, entre a Refinaria e a Petroquímica de Suape.

Veja também

Mais de um milhão de mortes por Covid-19 registradas no mundo, aponta agência
Covid-19

Mais de um milhão de mortes registradas no mundo, diz agência

Covid-19: Brasil confirma 14.318 casos e 335 mortes nas últimas 24 horas
CORONAVÍRUS

Brasil confirma 14.318 casos e 335 mortes em 24 horas