Maternidade Barros Lima segue funcionando em más condições

Equipamento público não dispõe dos mínimos requisitos de higiene. Papel toalha substitui lençol

Usuários na Maternidade Barros Lima levam seus próprios lençóis e ventiladoresUsuários na Maternidade Barros Lima levam seus próprios lençóis e ventiladores - Foto: Marcos Toledo

Nada mudou no cenário caótico da Maternidade Barros Lima. Neste domingo (28), um dia depois de a reportagem da Folha de Pernambuco ter publicado matéria após apuração de denúncia de condições precárias no local, a situação continua difícil para mães e filhos que precisam daquele serviço público, segundo apurou a Rádio Folha.

De acordo com a mãe Stefani da silva Cordeiro, o problema não é o atendimento, que ela até classifica como bom. "Aí é até bom para ter menino. Mas falta lençol, fralda e absorvente. Tem gente na sala de parto que está deitada no chão. E criança tomando banho de água gelada", relatou Stefani, indignada.

Ela contou que teve filho na sexta-feira (19), e que já havia recebido alta. Mas permanecia na maternidade porque o filho estava tomando antibiótico. Sua vontade, no entanto, é voltar logo para casa, pois a falta de higiene é visível.

A estudante Daniela Carvalho, 20, de São Lourenço da Mata, estava acompanhando a irmã, que teve seu primeiro filho neste sábado (27), e ficou impressionada ao ver camas sendo forradas com papel toalha por falta de lençóis.

Já a emergência pediátrica ficou fechada das 19h do sábado (27) e continuava ostentando um papel azul pregado na porta avisando ao público da interdição no domingo (28) pela manhã.

O atendente Veridiano Xavier, morador do bairro de Vasco da Gama, chegou ás 6h e viu a placa. "Disseram que não poderiam atender as crianças por falta de seringa. Meu filho só foi atendido porque estava com cansaço e foi nebulizado", declarou Xavier.

Veja também

União Europeia pede 'transparência' a empresas sobre atrasos de vacinas anticovid
Vacinas

União Europeia pede 'transparência' a empresas sobre atrasos de vacinas anticovid

Perfil conciliatório de Biden pode atrasar resposta à pandemia de Covid
EUA

Perfil conciliatório de Biden pode atrasar resposta à pandemia de Covid