MEC anuncia novo presidente do Inep

Alexandre Ribeiro Pereira Lopes assume a autarquia que é responsável, em outras funções, pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

Alexandre Pereira Lopes é o quarto a assumir Inep no governo BolsonaroAlexandre Pereira Lopes é o quarto a assumir Inep no governo Bolsonaro - Foto: Divulgação/MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anuncia que tem um novo presidente: Alexandre Ribeiro Pereira Lopes é o quarto a assumir a autarquia responsável, em outras coisas, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele substitui o delegado Elmer Coelho Vicenzi, que pediu demissão nesta quinta-feira (16).

Em cinco meses de governo, Lopes é o 4º a ocupar o cargo de presidente da autarquia. Em janeiro, Maria Inês Fini, que desempenhava a função no governo Temer, foi demitida. Marcus Vinicius Rodrigues a substituiu e permaneceu no posto de janeiro até 26 de março, caiu após polêmica com o então ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez. Depois, a presidência só voltou a ser ocupada em 15 de abril, quando Elmer Vicenzi foi anunciado pelo atual ministro da Educação Abraham Weintraub.

Leia também:
Presidente do Inep, órgão responsável pelo Enem, é demitido
Cronograma do Enem está mantido, diz Inep

Lopes é ex-diretor legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República, mesma pasta em que Weintraub atuou antes de assumir o MEC.

Veja também

Secretário de Saúde de Pernambuco critica entraves diplomáticos que afetam vacinação no Brasil
Covid-19

Longo critica entraves diplomáticos à vacina: "Não podem colocar em xeque a saúde dos brasileiros"

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 22 milhões
Economia

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 22 milhões