Notícias

MEC anuncia novo presidente do Inep

Alexandre Ribeiro Pereira Lopes assume a autarquia que é responsável, em outras funções, pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

Alexandre Pereira Lopes é o quarto a assumir Inep no governo BolsonaroAlexandre Pereira Lopes é o quarto a assumir Inep no governo Bolsonaro - Foto: Divulgação/MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anuncia que tem um novo presidente: Alexandre Ribeiro Pereira Lopes é o quarto a assumir a autarquia responsável, em outras coisas, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele substitui o delegado Elmer Coelho Vicenzi, que pediu demissão nesta quinta-feira (16).

Em cinco meses de governo, Lopes é o 4º a ocupar o cargo de presidente da autarquia. Em janeiro, Maria Inês Fini, que desempenhava a função no governo Temer, foi demitida. Marcus Vinicius Rodrigues a substituiu e permaneceu no posto de janeiro até 26 de março, caiu após polêmica com o então ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez. Depois, a presidência só voltou a ser ocupada em 15 de abril, quando Elmer Vicenzi foi anunciado pelo atual ministro da Educação Abraham Weintraub.

Leia também:
Presidente do Inep, órgão responsável pelo Enem, é demitido
Cronograma do Enem está mantido, diz Inep

Lopes é ex-diretor legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República, mesma pasta em que Weintraub atuou antes de assumir o MEC.

Veja também

Comitê dos EUA que investiga invasão ao Capitólio intima aliados de TrumpESTADOS UNIDOS

Comitê dos EUA que investiga invasão ao Capitólio intima aliados de Trump

2021 foi um dos sete anos mais quentes já registrados, diz ONUCALOR

2021 foi um dos sete anos mais quentes já registrados, diz ONU