Médicos do Recife declaram fim da greve

Categoria aprovou proposta municipal e volta às atividades nesta terça-feira (23)

Greve dos médicos do Recife paralisa atendimentos na cidadeGreve dos médicos do Recife paralisa atendimentos na cidade - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Está encerrada a greve dos médicos da rede municipal do Recife, que começou na última quinta-feira (18). A categoria decidiu pelo fim do movimento paredista na tarde desta segunda-feira (22) em uma assembleia na sede da Associação Médica de Pernambuco, no bairro da Boa Vista. A categoria volta aos postos de trabalho nesta terça-feira (23).

Segundo o presidente do Sindicado dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros, houve celeridade da Prefeitura em voltar a negociar com a classe. “Em menos de 24 horas do início do movimento, a gestão voltou a nos procurar com uma nova proposta, reabrindo o diálogo”, disse. Calheiros elencou que a proposta aprovada pela categoria prevê a nomeação de 50 novos médicos para a rede e abertura de mais um concurso, a requalificação de 18 unidades de saúde e a construção de mais cinco.

Leia também:
Greve dos médicos do Recife será reavaliada pela categoria segunda-feira
Médicos do Recife deflagram greve e convocam prefeito para reunião


No quesito segurança, houve a pactuação da melhoria na iluminação dos postos, ampliação do videomonitoramento e uma patrulha exclusiva para as áreas com unidades de saúde. Em relação ao reajuste salarial, Calheiros apontou que a prefeitura ofereceu um reajuste de 4%, escalonado em dois momentos. Serão 2% ainda em janeiro e 2% em julho. “Entendemos o momento econômico e acatamos. Mas vale ressaltar que nosso principal interesse não era pecuniário, mas de reestruturação da rede”, afirmou.

Veja também

Presídios de Pernambuco registram mais de 6 mil visitas no primeiro fim de semana de retomada
Sistema penitenciário

Presídios de Pernambuco registram mais de 6 mil visitas no primeiro fim de semana de retomada

Presidente de Taiwan recebe secretário de Saúde dos EUA e irrita a China
Mundo

Presidente de Taiwan recebe secretário de Saúde dos EUA e irrita a China