Médicos do Recife declaram fim da greve

Categoria aprovou proposta municipal e volta às atividades nesta terça-feira (23)

Greve dos médicos do Recife paralisa atendimentos na cidadeGreve dos médicos do Recife paralisa atendimentos na cidade - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Está encerrada a greve dos médicos da rede municipal do Recife, que começou na última quinta-feira (18). A categoria decidiu pelo fim do movimento paredista na tarde desta segunda-feira (22) em uma assembleia na sede da Associação Médica de Pernambuco, no bairro da Boa Vista. A categoria volta aos postos de trabalho nesta terça-feira (23).

Segundo o presidente do Sindicado dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros, houve celeridade da Prefeitura em voltar a negociar com a classe. “Em menos de 24 horas do início do movimento, a gestão voltou a nos procurar com uma nova proposta, reabrindo o diálogo”, disse. Calheiros elencou que a proposta aprovada pela categoria prevê a nomeação de 50 novos médicos para a rede e abertura de mais um concurso, a requalificação de 18 unidades de saúde e a construção de mais cinco.

Leia também:
Greve dos médicos do Recife será reavaliada pela categoria segunda-feira
Médicos do Recife deflagram greve e convocam prefeito para reunião


No quesito segurança, houve a pactuação da melhoria na iluminação dos postos, ampliação do videomonitoramento e uma patrulha exclusiva para as áreas com unidades de saúde. Em relação ao reajuste salarial, Calheiros apontou que a prefeitura ofereceu um reajuste de 4%, escalonado em dois momentos. Serão 2% ainda em janeiro e 2% em julho. “Entendemos o momento econômico e acatamos. Mas vale ressaltar que nosso principal interesse não era pecuniário, mas de reestruturação da rede”, afirmou.

Veja também

Astronauta estadunidense vota do espaço
Eleições EUA

Astronauta estadunidense vota do espaço

GOL e Cobasi fazem ação conjunta para quem viajar com animais de estimação
Folha Pet

GOL e Cobasi fazem ação conjunta para quem viajar com animais de estimação