Medidas contra o caos na Cidade Alta de Olinda

O coronel Carlos d’Albuquerque, afirmou que há um planejamento que designa 80 homens, além de reforço de viaturas no Sítio Histórico

As 40 câmeras de segurança da SDS não funcionamAs 40 câmeras de segurança da SDS não funcionam - Foto: Bruno Campos/Folha de Pernambuco

A bela paisagem das ladeiras de Olinda, na última segunda-feira (23), nada refletia as cenas de pânico da noite do domingo (22), quando arrastões amedrontaram foliões que curtiam as prévias de Carnaval. O lixo nas ruas, o mau cheiro e a memória de moradores e comerciantes geraram a preocupação de como serão as próximas semanas.

O comandante-geral da Policia Militar, coronel Carlos d’Albuquerque, afirmou que há um planejamento da Diretoria de Planejamento Operacional, que designa 80 homens, além de reforço de viaturas no Sítio Histórico. “Todas as ocorrências tiveram presença da polícia”, afirmou. “Outro problema é a venda de garrafas de vidro - que se tornam armas - e precisa ser evitada.”

Leia mais
Folia interrompida por tiros e arrastões no Sítio Histórico de Olinda; veja vídeo
Sítio Histórico de Olinda está sem videomonitoramento

O coronel confirmou que 40 câmeras de segurança da SDS não funcionam. “O monitoramento é feito pelo efetivo, mas essas câmeras precisam funcionar. A previsão é que voltem nos próximos 15 dias.” Segundo ele, o efetivo depende do número de foliões.

Na segunda (23) pela manhã, agentes de limpeza se revezavam para recolher o lixo. A Secretaria de Serviços Públicos explicou que a “cada segunda-feira tem realizado ações intensivas de limpeza e varrição na Cidade Alta, inclusive com o acréscimo de 20 agentes” e que existem 30 banheiros químicos em quatro pontos - no Carnaval serão 270 unidades.

A Prefeitura Olinda informou que “desde o início de janeiro realizou ações educativas junto aos vendedores informais do Sítio Histórico informando da necessidade de cadastramento dos mesmos” e que “foram iniciadas medidas legais nas ladeiras da Cidade Alta, inclusive com a retirada dos ambulantes não cadastrados”.

 

Veja também

Codecipe registra seis desalojados e sete desabrigados após chuvas do fim de semana
Chuvas

Codecipe registra seis desalojados e sete desabrigados após chuvas do fim de semana

Bolsonaro diz que Fiocruz entrega mais 18 milhões de vacinas esse mês

Bolsonaro diz que Fiocruz entrega mais 18 milhões de vacinas esse mês