Guerra na Ucrânia

Membros ocidentais do Conselho de Segurança pedem reunião de urgência sobre situação da Ucrânia

Reunião é solicitada para esta quinta-feira (17)

Conselho de Segurança da ONUConselho de Segurança da ONU - Foto: Drew Angerer/Getty Images North America/AFP

Reino Unido, Estados Unidos, Albânia, França, Noruega e Irlanda pediram a realização, na tarde desta quinta-feira(17), de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre a deterioração da situação humanitária na Ucrânia, informaram, nesta quarta (16), fontes diplomáticas.

"A Rússia está cometendo crimes de guerra e atacando civis", manifestou-se a missão diplomática britânica na ONU, em sua conta no Twitter. "A guerra ilegal da Rússia na Ucrânia é um perigo para todos nós", acrescentou.

A Rússia, por sua vez, pediu nesta quarta-feira, um novo adiamento da votação no Conselho de Segurança de seu projeto de resolução "humanitário" sobre a Ucrânia, esperada agora para a sexta-feira(18), a menos que seja abandonado por falta de apoio dos aliados mais próximos de Moscou.

Paralelamente, segundo outras fontes diplomáticas, há diálogos para que o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, se dirija à Assembleia Geral da ONU.

França e México, que trabalham em um projeto de resolução sobre a ajuda humanitária, renunciaram a apresentá-lo no Conselho de Segurança, onde a Rússia pode exercer seu direito ao veto e deviam transmiti-lo à Assembleia Geral, onde nenhum país pode bloquear uma resolução.

Em 25 de fevereiro, na manhã seguinte à invasão russa, 11 dos 15 membros do Conselho de Segurança votaram uma resolução condenando a invasão, mas a Rússia impôs seu veto. Em 2 de março, a Assembleia Geral, com 141 países a favor, pediu que Moscou suspendesse a ofensiva.

Na Ucrânia, cerca de 20 civis foram mortos nesta quarta por disparos russos em frente a um armazém, em um mercado e dentro de uma residência no norte e fugindo de Mariupol, no sul do país.

O presidente americano, Joe Biden, qualificou hoje pela primeira vez o presidente russo, Vladimir Putin, de "criminoso de guerra". Mais cedo, a Corte Internacional de Justiça (CIJ), o mais alto tribunal da ONU, ordenou à Rússia suspender de forma imediata suas operações militares na Ucrânia.

Veja também

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais
MUNDO

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos
mundo

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos

Newsletter