Memetrospectiva: relembre os memes que marcaram 2018

E aí, você tem gogó? No dia que você puder conversar sobre o que é um meme, um teile e um zaga aí você vem falar comigo, querida

Retirada do fundo da primeira temporada de Pokemón, a imagem do Pikachu surpreso renasceu em 2018 para expressar choque e surpresa.Retirada do fundo da primeira temporada de Pokemón, a imagem do Pikachu surpreso renasceu em 2018 para expressar choque e surpresa. - Foto: Reprodução / Internet

Depois de ir longe demais em busca de todos os memes do ano, uma coletânea de causar nem que seja uma gota de nostalgia em qualquer ser vivente do reino da internet foi reunida para que o ano velho vá embora com muita risada e uma certa dose de saudosismo (será?). Desde as encenações da música "Que tiro foi esse?", de Jojo Todynho, até as terras distantes da Ursal, os memes que registraram momentos icônicos do país estão listados abaixo:

"Que tiro foi esse?"

A cantora Jojo Todynho lançou a música "Que tiro foi esse?" em dezembro de 2017, mas o meme surgiu no começo de 2018 com várias versões de pessoas se jogando no chão após o barulho de tiro no começo da música.

Cantora Jojo Todynho

Cantora Jojo Todynho - Foto: Reprodução / Youtube

“Levanta a cabeça, princesa, se não a coroa cai”


Jéssica Müller, participante da edição de 2018 do Big Brother Brasil, falou de sua frase motivacional para Patrícia, também participante do reality, e a frase viralizou. Com muita seriedade, a participante do reality show falou que usava a frase em momentos em que se sentia triste e falou pra amiga, que tinha descoberto estar no paredão.

A frase de efeito de Jéssica Müeller virou até música, na voz de Gabriel Valim

A frase de efeito de Jéssica Müeller virou até música, na voz de Gabriel Valim - Foto: Reprodução / Youtube

“Teile e zaga”

A pernambucana Alcione Alves ficou famosa no Instagram ao narrar coreografias ousadas. "Quicada lateral", "movimento confuso" e "modelo abusada" são algumas das descrições de Alcione que “hitaram” nas narrações. A estudante de engenharia e moradora do Recife foi replicada nas redes sociais de diversas celebridades nacionais.

A narradora do

A narradora do "teile e zaga", Alcione Alves, tem mais de 630 mil seguidores no Instagram - Foto: Reprodução / Youtube

Byanka Nicoli

Pernambucana, Byanka Nicoli se tornou um meme ambulante. Criadora das frases "Minhas menina" e "Eu tô tão preocupada, vi", Byanka ganhou o título de rainha dos áudios do WhatsApp.

Byanka aposta na carreira de cantora e tem mais de 90 mil seguidores no Instagram

Byanka aposta na carreira de cantora e tem mais de 90 mil seguidores no Instagram - Foto: Reprodução / Instagram

"Bilete"

No dia 21 de agosto, a professora Paula Renata Robardelli, de Bocaína (SP), divulgou a foto do "bilete" de Gabriel Lucca, de 5 anos, que resolveu trollar a mãe, Geovanna Santos.

Uma das reproduções mais famosas da façanha do estudante foi feita pela Netflix

Uma das reproduções mais famosas da façanha do estudante foi feita pela Netflix - Foto: Reprodução / Instagram

“Achou errado, otário”

Um programa exibido no YouTube, cheio de jargões praticamente programados para virar meme, viralizou em 2018. O Choque de Cultura, um "programa cultural", foi lançado em 2016, mas chegou ao coração da internet no início de 2018. Nos vídeos, os motoristas Rogerinho, Maurílio, Julinho e Renan discutem sobre algum filme, sempre com uma ponta de humor ácido.

O personagem do programa

O personagem do programa "Choque de Cultura" tem diversos jargões - Foto: Reprodução / Youtube

“Irmão, tu tem que”

A imagem de Akon apontando com a legenda “Irmão tu tem que” começou com um trecho da música de latino, “Amigo Fura Olho”, “Irmão, tu tem que lutar por amor”. Logo depois, os internautas fizeram a modificação do final da frase da música para cada ocasião. "Irmão tu tem que estudar mais", "Irmão tu tem que beber mais água", "Irmão tu tem que respeitar os mais velhos" e "Irmão tu tem que parar de beber" foram algumas das alterações da versão original do meme.

Akon deu corpo ao meme do conselho

Akon deu corpo ao meme do conselho - Foto: Reprodução / Twitter

“Esse salgado aí é de quê?”

Usando imagens famosas ou de famosos apontando para algum lugar, o meme usa a pergunta repetida por quase todo brasileiro frequentador de lanchonete: “Esse salgado aí é de quê?” .


Montagens de vários artistas apontando foram usadas para o meme

Montagens de vários artistas apontando foram usadas para o meme "salgado de que?" - Foto: Reprodução / Twitter

Fadas do Deboche

Descobertas num vídeo de pregação da pastora mirim "Missionária Vitória de Deus', as duas meninas ganharam fama ao reagirem com deboche ao fundo do vídeo original.

As irmãs Erivânia e Edivânia Santos deram vida ao meme

As irmãs Erivânia e Edivânia Santos deram vida ao meme - Foto: Reprodução / Internet

 

"Ursal"

 

Durante um debate presidencial, o candidato Cabo Daciolo sugeriu que Ciro Gomes fizesse parte de um plano de União das Repúblicas Socialistas da América Latina (Ursal). Segundo Daciolo, o grupo teria o objetivo de instaurar o comunismo na América Latina.

 

Camisetas, cadernos e até adesivos foram criados com o nome da

Camisetas, cadernos e até adesivos foram criados com o nome da "nova ordem mundial" - Foto: Reprodução / Internet

Glória a Deux

Gerador do meme "Ursal", o Cabo Daciolo também fez sucesso com a forma com que falava a frase "Glória a Deus". O sotaque do carioca aparecia forte na última sílaba da frase, fazendo com que a palavra "Deus" soasse como "Deux". Além da entonação, a frase ficou famosa por representar os momentos de fala do então candidato à Presidência da República.

Cabo Daciolo explodiu com a frase de efeito durante os debates presidenciais

Cabo Daciolo explodiu com a frase de efeito durante os debates presidenciais - Foto: Reprodução / Internet

“Agora Pablo Vittar foi longe demais”

Tendo início durante a alta de #fakenews do ano, boatos sobre a cantora Pablo Vittar se espalharam com a frase de efeito "Pablo Vittar foi longe demais". Com o aumento de absurdos compartilhados sobre a cantora, internautas começaram a aumentar cada vez mais a dose de "absurdo" cometido por Pablo. Em um dos casos, chamada de dona da marca Plus Vita, mudando o nome da marca para Plus Vittar, a cantora recebeu até "mimos" da marca.

Fãs levaram à sério as brincadeiras com fakenews sobre a cantora

Alguns fãs levaram a sério as brincadeiras com fakenews sobre a cantora - Foto: Reprodução / Twitter

Ronaldinho nos rolês aleatórios

Iniciado com a participação de Ronaldinho Gaúcho tocando percussão na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo 2018, momentos do jogador em locais inusitados foram ressignificados. Fotos do craque atuando como segurança, disfarçado de médico e até vestido de Jedi foram recuperadas na internet para dar vida ao meme do "Ronaldinho dos rolês aleatórios".

Ronaldinho vestido de Jedi

Ronaldinho vestido de Jedi - Foto: Reprodução / Internet

Cristiano Ronaldo e filho

Na Copa do Mundo de 2018, outro meme que fez sucesso foi o de frases egocêntricas legendando fotos do jogador Cristiano Ronaldo. Pela sua beleza e amor próprio, Cristiano foi representado, muitas vezes, como mau pai pelas imagens. A frase mais famosa dita pelo jogador no meme é “Sou lindo”.

A beleza e auto-estima do jogador influenciaram a criação do meme

A beleza e autoestima do jogador influenciaram a criação do meme - Foto: Reprodução / Youtube

Feiticeiro do Hexa

Flagrado torcendo pelo Brasil no jogo Brasil x México, no dia 2 de julho de 2018, o engenheiro aeroespacial russo Yury Torsky ficou conhecido como "Feiticeiro do hexa" graças à sua expressão na torcida.

Feiticeiro do Hexa

Feiticeiro do Hexa - Foto: Reprodução / Internet

Neymar caindo

Durante a época mais futebolística do mundo, o jogador Neymar ficou famoso por suas quedas em campo na Copa. Brincando com a quantidade de vezes em que o craque ia ao chão, internautas começaram a criar memes reproduzindo suas idas ao chão.

Neymar caindo

Neymar caindo - Foto: Reprodução / Twitter

Canarinho pistola

Mascote oficial da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018, o Canarinho conquistou a internet com sua expressão ranzinza. Aparentando raiva, a expressão facial do mascote fez com que internautas o batizassem de "Canarinho Pistola". Em jogos, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) utilizava uma versão "feliz" do mascote para não causar espanto em times adversários.

Mascote Canarinho Pistola cumprimentou os jogadores

Mascote Canarinho Pistola cumprimentava jogadores nas chegadas e saídas de hotéis- Foto: Lucas Figueiredo/CBF

"Você tem gogó?"

O meme "Você tem gogó?" viralizou devido à desavença entre as cantoras Michelle Melo e Eliza Mell, ambas da cena do brega no Recife. Segundo Michelle, Eliza havia pedido músicos de sua banda emprestadas e atrasou na apresentação, sendo abandonada pelos músicos que tinham compromissos marcados. Eliza, em resposta, disse que não atrasou e não precisou de banda de ninguém. Ainda na resposta, Mell lançou o meme: "Vamos fazer o seguinte… Gogó. Tem gogó, querida? Então eu não preciso estar discutindo. No dia em que você puder conversar comigo sobre o que é uma clave de Sol, uma clave de Fá, uma clave de Dó, cantar em vários idiomas, em qualquer tom, aí você vem falar comigo. Mas, por enquanto, que não tem gogó, não precisa nem olhar para mim, ok?".

O discurso de resposta de Elisa Mell conquistou a internet

O discurso de resposta de Elisa Mell conquistou a internet - Foto: Reprodução / Youtube

Veja também

Quatro em dez alunos pensaram em parar os estudos devido à pandemia
Educação

Quatro em dez alunos pensaram em parar os estudos devido à pandemia

Israel retira obrigatoriedade de uso de máscara em locais públicos fechados
Pandemia

Israel retira obrigatoriedade de uso de máscara em locais públicos fechados