Coronavírus

Menino indígena de 8 anos é a primeira criança vacinada contra Covid-19 no Brasil

Davi Seremramiwe Xavante recebeu a dose em São Paulo

Primeira criança no Brasil a ser vacinada contra Covid-19Primeira criança no Brasil a ser vacinada contra Covid-19 - Foto: Nelson Almeida/AFP

A primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Brasil foi o menino indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos. Ele recebeu a dose da Pfizer às 12h05 desta sexta-feira (14), no Hospital das Clínicas, em São Paulo. 

A solenidade simbólica contou com a participação do governador de São Paulo, João Doria. “Hoje é um dia histórico para o Brasil. Praticamente um ano atrás, vacinamos a primeira brasileira, a enfermeira Mônica Calazans. Davi é da etnia Xavante, do Mato Grosso, e está em tratamento em São Paulo”, disse Doria.

Depois de Davi, outras crianças foram vacinadas no local, como Jean Luca, de 9 anos, que tem atrofia muscular espinhal do tipo 1, e Cauê, de 11 anos, que tem síndrome de Down.

A vacinação para o público infantil em geral está marcada para começar na segunda-feira (17). O estado de São Paulo espera vacinar 4,3 milhões de crianças em três semanas.

Davi tem deficiência motora rara e recebe tratamento especializado no Hospital das Clínicas. Ele mora em Piracicaba, no interior do estado paulista.

Em entrevista online, transmitida durante o evento, o pai da criança, o cacique xavante Jurandir Siridiwe, agradeceu a vacinação do filho. “Agradeço muito essa compreensão, essa visibilidade, esse diálogo. Que os indígenas tomem vacina”, disse ele. “Será seguro quando as aulas voltarem”, acrescentou.

Quem aplicou o imunizante da Pfizer foi a enfermeira Jéssica Pires de Camargo, que também ministrou a primeira dose no Brasil, em janeiro do ano passado, na enfermeira Monica Calazans.

O governo de São Paulo tem um lote armazenado da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac, para aplicação em crianças. O governo paulista aguarda, no entanto, autorização da Anvisa para utilização da CoronaVac nessa faixa etária. A expectativa é que essa autorização seja dada já na próxima semana.

Veja também

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no PeruDanos ambientais

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no Peru

Defesa divulga carta em que suspeito de matar Beatriz se diz inocente e pressionado a confessarCaso Beatriz

Defesa divulga carta em que suspeito de matar Beatriz se diz inocente e pressionado a confessar