Notícias

Mensalidades escolares mais que dobraram em 10 anos, diz Procon-SP

O curso universitário, cuja mensalidade aumentou 72,19%, foi o que menos variou nesse período

Sala de aulaSala de aula - Foto: Divulgação

As mensalidades escolares tiveram variação de 104,29% nos últimos 10 anos. De acordo com uma análise do Índice de Custo de Vida do Dieese feita pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon de São Paulo, o curso que apresentou a maior variação foi o primeiro ano do curso fundamental (138,72%), seguido do curso maternal (136,39%). As informações são da Agência Brasil.

O curso universitário, cuja mensalidade aumentou 72,19%, foi o que menos variou nesse período. Os cursos preparatórios para o vestibular tiveram variação de 91,20%.

Segundo o Procon-SP, é importante o consumidor conhecer seus direitos no momento da contratação. "Ao renovar, ou efetivar a matrícula, pais, responsáveis ou alunos devem analisar com atenção o contrato a ser assinado. O contrato de prestação de serviços educacionais deve observar o Código de Defesa do Consumidor e outras legislações, com destaque para a Lei 9.870 de 23/11/1999, que dispõe sobre o valor total das anuidades escolares", diz,em nota, o Procon-SP.

Leia também:
Procon notifica Burger King e McDonald's por trava em pagamento na Black Friday
Pernambuco terá 25 novas escolas da rede integral em 2020


De acordo com o Procon-SP, o valor da anuidade ou semestralidade (cobrado do contratante pela instituição) pode ser dividido em 12 ou seis parcelas mensais e iguais no ato da matrícula ou da renovação. A instituição pode apresentar outro plano de pagamento, desde que o total; outro plano de pagamento pode ser apresentado, mas o valor da soma das parcelas não pode ultrapassar o valor total, nem conter juros ou cobrança de outras taxas.

Os valores deverão ter como base a parcela da última mensalidade fixada no ano ou semestre anterior, multiplicada pelo número de parcelas do período letivo que irá se iniciar. Sobre o valor-base, pode haver um reajuste que a escola calcula levando em conta o aumento de despesas com funcionários, despesas gerais e administrativas, e investimentos em atividades pedagógicas.

O valor da taxa de matrícula está inserido no valor total do contrato, ou seja, corresponde a uma mensalidade. Pode haver cobrança de taxa de reserva de vaga, mas o valor deverá ser abatido quando da efetivação da matrícula.

Veja também

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano
recife

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano

Micro-ônibus perde o freio, desce ladeira de ré e quase atropela motociclistas em Jaboatão
Acidente

Micro-ônibus perde o freio, desce ladeira de ré e quase atropela motociclistas em Jaboatão

Newsletter