Mercado de smartphones vai contra a crise

Tempo de uso dos aparelhos chega a até dois anos. Depois do ‘boom’ das vendas, 2017 é visto como ano de substituições

Venda de smartphones no Brasil cresceu 25,4% no primeiro trimestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano passadoVenda de smartphones no Brasil cresceu 25,4% no primeiro trimestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano passado - Foto: Divulgação

Crise? Quando, Onde? Como? Pelo menos pros amantes/ depen-dentes da mobilidade. A IDC, que acompanha o mercado de tecnologia, verificou que a venda de smartphones no Brasil cresceu 25,4% no primeiro trimestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano passado. Isso significa 12,4 milhões de celulares comercializados entre janeiro e março. O cenário há um ano era mesmo bem nebuloso, em meio a um processo de impeachment e que deixou o mercado e fabricantes confusos, mas temos muito mais a avaliar que a liberação do saque das contas inativas do FGTS como um dos maiores incentivos para esse crescimento, como apontam alguns analistas. Muito mais que isso, temos que pesar dois pontos. Até porque, o cenário de impeachment continua bem real e tão nebuloso quanto. O primeiro ponto é a necessidade de troca dos aparelhos, que não são feitos mesmo para durar muito, como tudo nesse mercado de ‘descartáveis’. De acordo com a consultoria, boa parte da base instalada no País - ou aparelhos ativos - deve chegar ao seu “tempo de validade” neste ano. Isso significará, ainda segundo a IDC, a troca de 38% dos portáteis. Contabilize isso aos inúmeros perdidos e roubados todos os dias, um mercado a ser remexido sem prazo para acabar, ao menos nem tão cedo.

MENINAS DE PE > Formada por cinco meninas entre 10 e 11 anos, a equipe júnior pernambucana Sustainable Girls conquistou nesta semana uma vaga nas semifinais da competição mundial do Technovation Challenge com o aplicativo GreenCity, desenvolvido para ajudar síndicos a organizarem a coleta seletiva nos prédios. O grupo que conquistar o 1º lugar de cada tema irá concorrer na grande final no Vale do Silício, na Califórnia, ao prêmio de U$ 10 mil para investimento no projeto. O resultado para a grande final será divulgado amanhã (8).

APP JUNINO > A programação de todos os 17 polos do São João de Caruaru já está disponível em um aplicativo para smartphone, o “Cielo São João de Caruaru 2017”. Além das atrações e horários de todos os locais da festa, o aplicativo oferece um mapa com todos os polos. Disponível para Android e, em breve, para IOS.

CONGRESSO RH > O 14° CongePE (Congresso de Gestão de Pessoas de Pernambuco) traz, no próximo dia 8, a consultora e diretora de Operações da Lee Hecht Harrison - Escritório Recife, Mariangela Schoenacker. Ela vai debater o impacto das tecnologias no mercado de trabalho e os desafios dos profissionais de RH. O encontro é promovido pela ABRH-PE , dias 7 e 8 de junho, em Boa Viagem (www.abrhpe.com.br).

MENOS LINHAS FIXAS > De acordo com dados divulgados na última semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o mês de abril, para as empresas autorizadas e concessionárias da telefonia fixa, apresentou queda de 1.494,50 mil linhas (-3,49%) quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

PÓS DA TIM > Um completo reposicionamento no segmento pós-pago, é assim que a TIM define o seu TIM Black. A novidade vem acompanhada de chamadas ilimitadas para qualquer número do Brasil e descontos progressivos na compra de smartphones. A exemplo do Samsung Galaxy S8 com R$ 1.700 de desconto no TIM Pós 7GB. Há previsão ainda de inclusão de benefícios fora do setor de telecomunicações, em parcerias que já estão sendo negociadas (tim.com.br/timblack).

Veja também

Policiais do Capitólio prendem homem que tentou passar por barreira com arma carregada
Capitólio

Policiais do Capitólio prendem homem que tentou passar por barreira com arma carregada

Salas têm 80% de ocupação; Defensoria diz que Inep mentiu
Enem 2021

Salas têm 80% de ocupação; Defensoria diz que Inep mentiu