Mercado Eufrásio Barbosa reabre as portas em Olinda

As obras de requalificação do prédio tiveram orçamento de R$ 20 milhões, oriundos de recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), em convênio com o Banco Internacional do Desenvolvimento (BID)

Centro Cultural Mercado Eufrásio BarbosaCentro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa - Foto: Sandro Barros/Prefeitura de Olinda

Fechado há quatro anos por risco de desabamento do teto, o Mercado Eufrásio Barbosa (MEB) reabre suas portas ao público nesta quinta-feira (5), às 10h. Situado no Largo do Varadouro, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, o agora chamado Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa estará à disposição da população com novos boxes de artesanato, lanchonetes, restaurantes, barracas de feira e banheiros em 6 mil metros quadrados de espaço físico. 

As obras de requalificação do prédio, que já foi usado como a Casa da Alfândega de Pernambuco e uma fábrica de doces, tiveram orçamento de R$ 20 milhões, oriundos de recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), em convênio com o Banco Internacional do Desenvolvimento (BID). 

Leia também:
Mercado Eufrásio Barbosa deve ser reaberto ao público em novembro
Mercado Eufrásio Barbosa tem nova licitação


Em maio, a assinatura do Projeto de Lei nº 14/2018 aprovou a administração compartilhada do Eufrásio entre a Prefeitura de Olinda e o Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Segundo a prefeitura, o MEB deverá reaquecer a economia de Olinda e voltará a receber atrações culturais. Neste primeiro mês, irá acomodar uma exposição de quadros do artista plástico Bajado. O Teatro Fernando Santa Cruz, que fica dentro do mercado, também foi reformado e conta agora com um novo sistema de som e de iluminação e uma rampa de acessibilidade.

Veja também

Mortes de PC Farias e Suzana Marcolino completam 25 anos ainda sem respostas
Brasil

Mortes de PC Farias e Suzana Marcolino completam 25 anos ainda sem respostas

São João Solidário leva alimentos cultivados pelo MST para comunidades carentes da RMR
Campanha

São João Solidário leva alimentos cultivados pelo MST para comunidades carentes da RMR