Mutirão

Mercados de São José, do Cordeiro e de Água Fria terão vacinação contra a gripe nesta segunda (19)

Cobertura ainda está distante da meta prevista pelo Ministério da Saude

Vacinação contra a gripe no RecifeVacinação contra a gripe no Recife - Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

Leia também

• Mercado Eufrásio recebe propostas de oficinas de artes visuais

• Com cobertura baixa, Pernambuco seguirá vacinação contra gripe apenas para prioritários

• Vacinação contra Influenza em Paulista é ampliada para todos os públicos

Nesta segunda-feira (19), equipes da Secretaria de Saúde do Recife estarão no Mercado de São José, no Centro do Recife, das 8h às 16h, vacinando o público-alvo da campanha de imunização contra a gripe. 

A ação acontece em parceria com o Procon-PE, que cedeu um ônibus para a vacinação itinerante. Até o momento, cerca de 300 mil pessoas receberam o imunizante, o que representa 47% da meta de 90% de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde. 

Também nesta segunda, outros dois pontos volantes de vacinação contra a gripe serão montados. Um ficará no Mercado do Cordeiro, no Cordeiro, das 8h às 12h, enquanto o outro estará no Mercado de Água Fria, em Água Fria, das 8h às 16h.  

Já na terça-feira (20), o ônibus estará estacionado no terminal de passageiros de Roda de Fogo, no Cordeiro. No mesmo dia, a vacinação itinerante chegará até o Mercado da Encruzilhada, situado no bairro de mesmo nome. Nos dois locais, a imunização acontecerá das 8h às 16h.

Outros pontos 
Além desses pontos itinerantes, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife disponibiliza a vacina também em mais de 150 salas de vacina do município, de segunda a sexta, entre 8h e 17h, e também em três pontos volantes da cidade. 

Esses pontos volantes ficam no Parque Dona Lindu (Boa Viagem), no Sítio Trindade (Casa Amarela) e no Pátio do Carmo (bairro de Santo Antônio). No Dona Lindu e no Sítio Trindade, a vacinação ocorre de domingo a domingo. 

O ponto montado no Pátio do Carmo funciona de segunda a sábado, já que no domingo este ponto é deslocado para o Marco Zero (Bairro do Recife). Todos os locais têm o mesmo horário de funcionamento, das 8h às 17h. 

Público-alvo 
Podem receber a vacina, crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias); trabalhadores da saúde, idosos (a partir de 60) e professores dos ensinos básico e superior. 

Também estão sendo vacinadas as pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários. 

Além deles, são imunizados ainda os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19 deve ser priorizada. A orientação é que deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra a Covid-19 e contra os vírus influenza. A vacina aplicada pelo SUS é trivalente e protege contra dois tipos de vírus influenza A e contra um tipo de influenza B. 

Veja também

Edifício Holiday, na Zona Sul do Recife, é avaliado em mais de R$ 34 milhões para leilão
URBANISMO

Edifício Holiday, na Zona Sul do Recife, é avaliado em mais de R$ 34 milhões para leilão

Naufrágio na costa do Djibuti deixa 16 mortos e 28 desaparecidos
MIGRANTES

Naufrágio na costa do Djibuti deixa 16 mortos e 28 desaparecidos

Newsletter