Descoberta

Mergulhador encontra no fundo do mar espada do tempo das Cruzadas

O mergulhador encontrou o artefato no sábado (16) em uma área onde as correntes marinhas deslocam a areia e revelam itens escondidos

Espada achada na costa de IsraelEspada achada na costa de Israel - Foto: AFP

Um mergulhador encontrou, na praia de Carmel, localizada no norte de Israel, uma espada datada de 900 anos, período das Cruzadas  Junto a ela, outros artefatos também foram encontrados, segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAI, sigla em inglês).

O morador do município de Atlite Shlomi Katzin entregou a espada para as autoridades de antiguidades do país e foi premiado e certificado como bom cidadão por isso.

Katzin encontrou o artefato no último sábado (16) durante um mergulho em uma área da costa onde as ondas e correntes marinhas deslocam a areia e revelam itens escondidos, explicou o IAI.

A lâmina de um metro com o punho de 30 centímetros foi encontrada enquanto o mergulhador explorava pedras e âncoras de metal.

“A espad,a que estava preservada em condições perfeitas, é um achado lindo, raro e evidentemente pertencia a um cavaleiro das Cruzadas”, declarou Nir Distelfeld, inspetor da Unidade de Prevenção de Roubo do IAI.

Segundo ele, provavelmente a antiguidade é feita de ferro. A espada foi entregue ao Departamento do Tesouro Nacional, disse o IAI em comunicado.

“Assim que a espada for limpa e usada para pesquisas nos laboratórios da Autoridade de Antiguidades de Israel, nós garantimos que ela será exibida ao público”, afirmou o diretor geral  da IAI, Eli Escosido.

O diretor da Unidade de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel, Kobi Sharvit, explicou que a costa de Carmel forneceu abrigo para navios durante as tempestades ao longo de séculos de atividade marítima.

Essas condições - uma costa repleta de enseadas naturais - atraíram navios mercantes ao longo dos tempos, deixando para trás achados arqueológicos ricos”.

O vídeo abaixo foi gravado pelo mergulhador, Shlomi Katzin:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

 

Veja também

Cachorro morre após falha no transporte de companhia aérea; animal foi encontrado sem vida em SP
negligência

Cachorro morre após falha no transporte aéreo; animal foi encontrado sem vida em SP

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo
programa

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

Newsletter