Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Mestre Gennaro recebe título de cidadão pernambucano

A entrega será hoje, às 18h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)

O forrozeiro integra a segunda geração do Trio Nordestino.O forrozeiro integra a segunda geração do Trio Nordestino. - Foto: Divulgação

Considerado o maior sanfoneiro vivo da geração do forró pé de serra, Mestre Gennaro recebe o título de cidadão pernambucano, por proposição do deputado Paulo Dutra (PSB), hoje, em solenidade às 18h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Antes, no entanto, o músico e o parlamentar serão recebidos pelo governador Paulo Câmara no Palácio das Princesas, às 17h.

De acordo com sanfoneiro, a representação vem como forma ímpar de reconhecimento. "Talvez seja para mim a coisa mais importante da minha vida como artista e também cidadão. Isso é sinônimo de importância para o forró e cultura regional. Além de gerar aproximação do artista com legislativo", destacou em conversa com a Folha de Pernambuco.

Leia também:
Tiago Iorc anuncia turnê após passar mais de um ano 'sumido'
Virtuosi movimenta Gravatá com democratização da música clássica 

 

Paulo Dutra teve a sua proposta aprovada por unanimidade na Alepe. O deputado reafirma a importância do sanfoneiro para Pernambuco: “Como forrozeiro que sou, já conhecia o trabalho do mestre Gennaro. Foi através de um amigo em comum que tive a ideia de homenagear ao ver a importância dele para o Nordeste. Há mais de 25 anos em Pernambuco, Gennaro representa isso e muito mais”.

História
Ao lembrar da sua trajetória, Gennaro destaca a migração para o Rio de Janeiro, aos 13 anos, com os pais. "Toda minha formação humana e artística aconteceu lá, mas foi com quando entrei no Trio Nordestino e passei a vir várias vezes para o Recife. Foi amor à primeira vista. Quando nasci, a cegonha errou o estado ou ela vinha me trazendo do sul pra cá, mas cansou e me deixou em Alagoas (risos)”, brinca. Hoje, com quase cinquenta anos de carreira, Gennaro brilha na segunda geração do Trio Nordestino e é sinônimo de participação ativa na geração forrozeira dos anos 1970. Nomes como Luiz Gonzanga e Dominguinhos foram grandes inspirações da sua trajetória musical.
 

 

Veja também

Premiê afirma que Groenlândia está disposta a estreitar laços com os EUA
dinamarca

Premiê afirma que Groenlândia está disposta a estreitar laços com os EUA

Bombardeios israelenses deixam mais de 50 mortos na Cidade de Gaza, informam socorristas
GUERRA

Bombardeios israelenses deixam mais de 50 mortos na Cidade de Gaza, informam socorristas

Newsletter