Notícias

Metrô deve receber cerca de 430 mil pessoas durante o Galo; veja como ele irá operar

Linhas Centro e Sul funcionarão das 5h às 23 e o VLT das 5h às 20h

Operação Metrô no GaloOperação Metrô no Galo - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O metrô do Recife tem a expectativa de receber cerca de 430 mil pessoas durante o Galo da Madrugada, no próximo sábado (10). A Superintendência de Trens Urbanos do Recife realizará a operação Metrô no Galo para atender a esse público com o objetivo de garantir segurança e agilidade no tráfego dos passageiros.

Serão 1370 funcionários empregados na operação, manutenção e segurança. O número é quatro vezes maior que nos dias normais. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (7).

Leia também:
Galo da Madrugada terá 31 trios elétricos e artistas como Elba Ramalho e Vanessa da Mata
Montagem do Galo Gigante em ponte muda percurso de 146 linhas de ônibus


A linha Centro operará das 5h às 23h, com intervalos de cinco minutos no horário de pico, tanto na ida como na volta. A linha Sul, por sua vez, vai funcionar das 5h às 23h, com intervalos de sete minutos. Das 14h às 20h, as estações da linha Sul estarão fechadas para embarque, funcionando apenas para desembarque dos usuários. Neste horário, os passageiros com destino à Zona Sul poderão embarcar nas estações Recife e Joana Bezerra.

Já a linha Diesel (operado pelos veículos leves sobre trilhos - VLT) vai funcionar das 5h às 20h e, assim como a linha Sul, das 14h até o encerramento, as estações do VLT funcionarão apenas para desembarque.

Segundo o gerente operacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Murilo o investimento em câmeras foi de R$ 9,2 milhões. Serão usados 105 equipamentos de vigilância apenas na estação Recife. "Qualquer anormalidade será identificada pelo monitoramento", garantiu. Ainda de acordo com Murilo, toda a frota passou por revisão. "Todos os trens foram revisados. Não vamos ter problema nenhum e estaremos com profissionais da manutenção em pontos estratégicos para qualquer anormalidade em trens, estações e subestações", completou.

Durante os horários de pico a frota será reforçada. No sábado de Zé Pereira, 105 maquinistas trabalharão na Linha Centro e 75 na linha Sul. Os maquinistas ainda andarão acompanhados de um empregado da equipe técnica, supervisores de trens, engenheiros ou técnicos em manutenção, para supostas eventualidades que surgirem a serem resolvidas.

O Corpo de Bombeiros terá um efetivo de 835 militares para atenderem aos foliões ao longo de todo o percurso do galo. Serão 20 plataformas e dez equipes itinerantes. Durante o trajeto, serão ainda mais dez postos médicos, sendo cinco do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e outros cinco do bloco.

"A gente orienta sempre: beba com moderação e se beber, não dirija. É comum as pessoas se exaltarem um pouco na bebida durante a festa e podem acabar criando confusão. Não estamos aqui para isso, estamos aqui para nos divertir", disse o chefe de operações do CB, Edson Marconni. "Todos devem ingerir bastante água, pois o calor está muito grande. Devem usar também protetor solar, para evitar queimaduras", finalizou.

Juizado do Folião
Na estação Recife, funcionará o Juizado do Folião, força-tarefa composta por diversas entidades que trabalham para resolver problemas eventuais e garantir o direito do cidadão. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) investiu R$ 33 mil para construção do juizado.

O efetivo será composto por representantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC), Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Secretaria da Criança e Juventude, entre outros.

A delegada-chefe da unidade de eventos da Polícia Civil, Verônica Azevedo, esclarece que o juizado vai tratar apenas de crimes de menor potencial ofensivo, aqueles com penas que não ultrapassam os dois anos. "É a maioria dos casos que ocorre no Carnaval. Teremos toda a estrutura necessária: primeiro vai passar pela delegacia. Se precisar do laudo, vamos ter o IC. Se não tiver advogado, teremos defensores públicos para atendê-lo. Aqui vamos ter também o Ministério Público e o Judiciário para sair sentenciado", detalhou.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter