Mobilidade

Metrô do Recife não será mais estadualizado nem concedido à gestão privada, diz Governo

Informação, repassada pelo Sindicato dos Metroviários, foi confirmada pelo Palácio das Princesas. Categoria se reúne em assembleia nesta quinta-feira (26).

Direção do Sindmetro foi recebida por Paulo Câmara e Luciana Santos no Palácio das PrincesasDireção do Sindmetro foi recebida por Paulo Câmara e Luciana Santos no Palácio das Princesas - Foto: Reprodução/Instagram

Diferentemente do que chegou a ser anunciado no início do mês, o Metrô do Recife não será mais estadualizado nem concedido à iniciativa privada. Em nota publicada nas redes sociais do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), o presidente da categoria, Luiz Santos, se reuniu, na quarta-feira (25), com o governador Paulo Câmara e a vice-governadora Luciana Santos, que demonstraram recuo da proposta. Procurado pela reportagem, o Governo do Estado confirmou a informação.

De acordo com a publicação, no encontro, Câmara se comprometeu a cobrar recursos do Governo Federal em vez de assumir a gestão do serviço para intermediar uma eventual concessão. “Nosso objetivo é o metrô funcionando bem, não aceitamos a degradação do sistema pelo Governo Federal, que joga os usuários e a opinião pública contra o Governo de Pernambuco”, disse o governador, segundo a nota.

O gestor também disse que não tinha interesse de administrar o metrô e garantiu que, até o fim do mandato, todas as decisões referentes ao ramal devem passar por diálogos com a entidade. “Vamos deixar um diagnóstico pronto para cobrar do presidente eleito que tenha um olhar para o metrô. Tudo será feito de agora em diante dialogado com a categoria, com do Sindmetro-PE e o Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô”, afirmou.

À Folha de Pernambuco, o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares disse ainda que o governador mencionou a necessidade de buscar saídas para o sucateamento do sistema. “Ele disse que, neste momento, não tem nada para ser feito pelo metrô a não ser brigar para que o Governo Federal traga investimentos e verbas para manutenção”, informou.

Assembleia
Os metroviários, que permanecem há duas semanas em estado de greve, se reúnem na noite desta quinta-feira (26) em uma nova assembleia, na Estação Recife, no bairro de São José, Centro. Na pauta, estão as propostas para as próximas ações da categoria, incluindo uma possível greve por tempo indeterminado. A direção sindical também vai apresentar um plano de comunicação para defender o metrô público e a criação de uma tarifa social no valor de R$ 2.

Veja também

Eleitores latinos têm aumento recorde nos EUA, e republicanos ganham terreno
ESTADOS UNIDOS

Eleitores latinos têm aumento recorde nos EUA, e republicanos ganham terreno

Leite de caixinha, garrafa ou em pó? Nutricionista explica se há um mais saudável
SAÚDE

Leite de caixinha, garrafa ou em pó? Nutricionista explica se há um mais saudável