Ômicron

México confirma 23 casos da variante ômicron no país

Todos os infectados estão com sintomas leves

México confirma 23 casos da variante ômicron no paísMéxico confirma 23 casos da variante ômicron no país - Foto: Pexels

O México tem 23 casos confirmados da variante ômicron do coronavírus, todos com sintomas leves - informou o subsecretário de Saúde e porta-voz da estratégia do governo contra a covid-19, Hugo López-Gatell, na terça-feira (21).

"Até o momento, temos 23 amostras identificadas do mesmo número de pessoas", disse o responsável durante a conferência matinal do presidente Andrés Manuel López Obrador.

Os casos confirmados estão distribuídos na Cidade do México (16), Estado do México (6) - ambos no centro do país - e Tamaulipas (1), no nordeste. A média de idade das pacientes é de 45 anos e três são casos importados, detalha um relatório da secretaria da Saúde.

Outros três casos na capital mexicana e um no estado de Sinaloa (noroeste) são analisados para determinar se pertencem à nova variante, acrescentou.

Segundo López-Gatell, até agora, todas as pessoas confirmadas com ômicron apresentaram "sintomas leves", e "nenhuma foi internada por motivos de saúde". 

"O único foi o caso inicial que anunciamos há duas semanas, que se hospitalizou de maneira voluntária para prevenir contágios", acrescentou López-Gatell. 

O primeiro caso de ômicron no México foi de um cidadão sul-africano, de 51 anos, que chegou ao país em 21 de novembro e foi confirmado pelo governo em 3 de dezembro.

López-Gatell ressaltou que 70% das 23 pessoas identificadas com a variante não foram vacinadas, lembrando que a imunização é a principal medida preventiva contra o vírus.

O chanceler Marcelo Ebrard anunciou, por sua vez, que acompanhará o presidente López Obrador na reunião por videoconferência, nesta terça, com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, para tratar do avanço da ômicron na região. 

No México, a pandemia se estabilizou há pelo menos três meses. O país registra um balanço total de 3,93 milhões de casos confirmados e 297.916 óbitos, segundo dados oficiais. 

Veja também

Estudantes protestam na Argentina contra ajustes nas universidades públicas
Argentina

Estudantes protestam na Argentina contra ajustes nas universidades públicas

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua
Israel

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua

Newsletter