Internacional

México diz que EUA devem ser 'corresponsáveis' na solução para migração na América Central

Presidente mexicano diz que os atuais desafios estão estão relacionados à luta contra a pobreza, desemprego e marginalização

Presidente do México, Andrés Manuel López ObradorPresidente do México, Andrés Manuel López Obrador - Foto: Marvin Recinos / AFP

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta sexta-feira (6) que os Estados Unidos são "corresponsáveis" na busca por uma solução conjunta para o problema da migração irregular a partir da América Central, que tem como base a pobreza.

"Os Estados Unidos, protagonistas do fenômeno migratório, devem, consequentemente, ser corresponsáveis por dar ao mesmo uma solução, mudando sua política migratória", declarou o presidente mexicano no final de uma reunião com o colega de El Salvador, Nayib Bukele.

Washington também deve ajudar a “combater as condições que obrigam milhões a deixar seus locais de residência", enfatizou López Obrador. A solução para o problema da migração deve fazer parte de um "esforço conjunto" no qual, além dos Estados Unidos, devem estar envolvidos o México e os três países centro-americanos de maior migração, que são Guatemala, El Salvador e Honduras, considerou López Obrador.

Os desafios atuais, segundo o presidente mexicano, estão relacionados à luta contra a pobreza, desigualdade, desemprego e marginalização, entre “outros infortúnios”.

Plano Conjunto
O presidente de El Salvador, por sua vez, expressou seu apoio à oferta mexicana de um plano conjunto. “Apoiamos a proposta do México aos Estados Unidos para fazer um plano conjunto em que todos aportemos de acordo com nossas economias para solucionar um problema que, no fim, é de todos", enfatizou.

O governante salvadorenho considerou necessário que "experiências bem-sucedidas" que são promovidas para desencorajar a migração sejam ampliadas e abranjam a área onde há mais migração para os Estados Unidos.

Procedente da Guatemala e como parte de um giro pela América Central e o Caribe, López Obrador chegou por volta do meio-dia ao aeroporto Óscar Arnulfo Romero e, após o encontro com Bukele, terá como destino Honduras.

Veja também

Trump diz: 'fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'
ATENTADO

Trump diz: 'fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump
SOLIDARIEDADE

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump

Newsletter