EUA

Migrantes iniciam greve de fome no México para exigir trânsito livre aos EUA

Os migrantes, que fogem da violência e da pobreza em seus países, buscam chegar aos Estados Unidos para pedir abrigo

Imigrantes aguardam na fronteira EUA X MéxicoImigrantes aguardam na fronteira EUA X México - Foto: Chandan Khanna/AFP

Migrantes bloqueados no México e ativistas que defendem seus direitos iniciaram nesta segunda-feira uma greve de fome na fronteira sul para exigir que as autoridades mexicanas lhes permitam transitar livremente para os Estados Unidos, informaram organizações privadas.

O protesto acontece na cidade mexicana de Tapachula, localizada na fronteira com a Guatemala, e busca que se autorizem milhares de haitianos e centro-americanos a continuarem sua jornada rumo ao norte, após a dissipação de várias caravanas na semana passada.

“O jejum é para mudar a situação da comunidade migrante, mudar a violência, para que Deus toque o coração das pessoas da migração", disse Irineo Mujica, diretor da organização Povos sem Fronteiras, que lidera a greve. Juntamente com Luis García, do Centro de Dignificação Humana, ele promove simultaneamente um amparo para que os migrantes possam deixar Tapachula, onde estão bloqueados há meses, e se deslocar pelo território mexicano.

Vários migrantes solicitaram asilo ao México para evitar a sua expulsão, mas os trâmites avançam lentamente. Devido a essa situação, eles planejam sair em caravana até a Cidade do México na próxima quarta-feira e exigir do presidente esquerdista Andrés Manuel López Obrador uma solução.

Mujica disse esperar que essas ações “dêem consciência e clareza ao presidente de que bater nos migrantes não é a solução”. O Instituto Nacional de Migração (INM) suspendeu dois agentes por terem maltratado um migrante haitiano em uma das caravanas nos últimos dias.

Até o momento, 147.033 pessoas sem documentos foram presas em 2021, três vezes mais do que no mesmo período de 2020, quando foram registradas 48.398 prisões, segundo o INM. Os migrantes, que fogem da violência e da pobreza em seus países, buscam chegar aos Estados Unidos para pedir abrigo.

Para conter a migração ilegal, o governo mexicano destacou mais de 27.000 militares das Forças Armadas em suas fronteiras sul e norte.

Veja também

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Newsletter