Espanha

Milhares protestam contra excesso de turistas em Mallorca, Espanha

Os manifestantes percorreram o centro de Palma em uma passeata que levava à frente um cartaz com o lema mencionado

Bandeira da EspanhaBandeira da Espanha - Foto: Pixabay

Milhares de pessoas protestaram, neste sábado (25), na cidade espanhola de Palma de Mallorca, contra o excesso de turistas, uma das principais fontes de renda da região, sob o lema "Mallorca não está à venda".

Embora tenha sido convocada antes, a manifestação ocorre dois dias depois de o desabamento de um bar-restaurante frequentado por turistas na cidade, capital da ilha de Mallorca, matar quatro pessoas, duas delas de nacionalidade alemã, e ferir outras 16.

Os manifestantes percorreram o centro de Palma em uma passeata que levava à frente um cartaz com o lema mencionado e outro com a mensagem "Se nos negam um teto, nos negam o futuro".

Os organizadores do ato lamentam, sobretudo, que o excesso de turistas tenha encarecido astronomicamente a custo da habitação nesta ilha do Mar Mediterrâneo com menos de um milhão de habitantes.

O grande número de turistas tem motivado expressões de mal-estar similares nas ilhas Canárias, em Barcelona e Sevilha.

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a Espanha, segundo destino turístico mundial depois da França, recebeu 85 milhões de turistas estrangeiros em 2023.

Destes, 14,4 milhões visitaram as Ilhas Baleares, arquipélago do qual Mallorca é a ilha principal, seguida de Menorca e Ibiza.

As Ilhas Baleares foram a segunda região da Espanha que mais recebeu turistas estrangeiros em 2023, atrás da Catalunha, com 18 milhões.

O aeroporto de Palma de Mallorca é o terceiro da Espanha em número de passageiros e em 2023 passaram por ali 31 milhões, segundo dados do administrador aeroportuário espanhol AENA.

Ao mesmo tempo, "a contribuição - direta ou indireta - do turismo ao PIB das Ilhas Baleares superavam os 40%" antes da pandemia de covid-19, da qual já se recuperou, segundo análise do banco Caixabank.

Veja também

Taxas de fecundidade em queda põem em xeque políticas por mais filhos
POPULAÇÃO

Taxas de fecundidade em queda põem em xeque políticas por mais filhos

Incêndio em fábrica de baterias de lítio deixa 22 mortos na Coreia do Sul; veja imagens
Fogo

Incêndio em fábrica de baterias de lítio deixa 22 mortos na Coreia do Sul; veja imagens

Newsletter