Coronavírus

Militares completam 180 dias de atuação no combate à pandemia no Nordeste

Foram realizados, neste período, o transporte de mais de mil toneladas de materiais e equipamentos

Ação de desinfecção do Comando Conjunto Nordeste nas estações de metrôAção de desinfecção do Comando Conjunto Nordeste nas estações de metrô - Foto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco

Esta semana marcou os 180 dias de atuação do Comando Conjunto Nordeste na Operação Covid-19, que visa auxiliar os estados da região no combate à pandemia do novo coronavírus. Desde o início da operação, que atuou no Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, foram transportados um total de 1.567 toneladas de matérias e equipamentos. 

Além dos equipamentos, também foi  realizado o transporte de 106.812 cestas básicas, doadas para famílias pernambucanas em situação de vulnerabilidade social e comunidades indígenas. Participaram da ação cerca de dois mil militares, ajudando na distribuição de mais de 2.500 kits de alimentação para as famílias dos alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp) e na distribuição de 13.475 quentinhas para pronto consumo,  totalizando 1.554.200 quilos de alimentos transportados ou distribuídos pelas Forças Armadas. Ao todo, foram percorridos 157.941 Km para ajudar a população nordestina.

São integrantes da operação a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, que realizam o enfretamento à doença visando reforçar medidas de prevenção, segurança e bem-estar contra o novo coronavírus, em favor da população.

Os militares também atuaram no intuito de contribuir na divulgação das medidas sanitárias preventivas necessárias na prevenção à Covid-19 e realizaram 316 ações de conscientização junto à população. Destas atividades, 166 aconteceram durante as inspeções navais que rotineiramente ocorrem. Neste contato, com a população foram distribuídos panfletos e realizadas orientações de conscientização para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 

Com auxílio em várias esferas, o órgão produziu 41.840 máscaras de proteção e aventais para serem utilizados no enfrentamento à Covid-19. Em cooperação com as instituições de saúde dos governos municipais e estaduais, quase três mil militares participaram de campanhas de doação de sangue para repor os níveis dos hemocentros em todo o Nordeste. 

Veja também

Alunos da rede de ensino do Paulista serão contemplados com óculos nesta quarta-feira

Alunos da rede de ensino do Paulista serão contemplados com óculos nesta quarta-feira

Com cadeias lotadas e pandemia, magistrados reveem reincidência para crimes insignificantes
Prisão

Com cadeias lotadas e pandemia, magistrados reveem reincidência para crimes insignificantes