saúde

Ministério aprova novas tecnologias para combate à tuberculose no SUS

Foram incorporados medicamentos e uma técnica de diagnóstico

Profissional da saúde observando exames de pulmãoProfissional da saúde observando exames de pulmão - Foto: Agecom Bahia

O Ministério da Saúde aprovou novas tecnologias a serem incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de tuberculose: dois novos medicamentos e uma técnica de diagnóstico.

A definição foi tomada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS em reunião nos dias 5 e 6 de agosto. Os dois medicamentos admitidos para os tratamentos foram a delamanida e a bedaquilina.

 

Eles podem ser utilizados em situações em que pacientes apresentam resistência aos remédios empregados no método tradicional. No caso da delamanida, a Organização Mundial da Saúde indica que ela seja ministrada somente quando as demais alternativas não funcionaram.

Já a bedaquilina é sugerida para quem possui resistência à rifampicinas, remédio bastante considerado mais ativo contra o bacilo TB.

O método de diagnóstico avalizado foi a cultura e teste de sensibilidade a antimicrobianos em meio líquido automatizado. Segundo o Ministério da Saúde, isso ampliará as possibilidades de exame da doença no país.  

Veja também

Acordo amplia autorização dos quiosques na Orla de Boa Viagem e Pina por 10 anos
Recife

Acordo amplia autorização dos quiosques na Orla de Boa Viagem e Pina por 10 anos

São Paulo anuncia ampliação de testes da fase 3 da vacina CoronaVac
coronavírus

São Paulo anuncia ampliação de testes da fase 3 da vacina CoronaVac