Covid-19

Ministério da Saúde quer equipar leitos intermediários com suporte de ventilação

O País tem quase 44 mil mortos em decorrência de complicaões associadas ao novo coronavírus

Respiradores mecânicos são fundamentais na luta contra o coronavírusRespiradores mecânicos são fundamentais na luta contra o coronavírus - Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Saúde anunciou que leitos de caráter intermediário serão habilitados com suporte ventilatório pulmonar. O objetivo é oferecer uma ajuda na ventilação para pacientes que não estão em estado grave e não precisam ser direcionados para Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Estes leitos serão autorizados em caráter “excepcional”, durante 30 dias, podendo ser prorrogável pelo mesmo período. O repasse será feito “fundo a fundo” (do Executivo para os fundos de saúde de estados). 

“Esta habilitação será a custo bem menor porque não são profissionais tão capacitados e estrutura tão complexa. A ideia é que possamos oferecer uma resposta dentro de uma gradação da gravidade do paciente. Ele pode estar no leito clínico, na enfermaria de cuidados intermediários. E vai prosseguindo caso o seu caso se agrave para a ventilação invasiva ou até UTI”, declarou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco. 

Perguntado por jornalistas sobre quais outros países estariam adotando este modelo de leito intermediário, o secretário de Atenção Especializada em Saúde, Luiz Otávio Duarte, afirmou que a proposta deve ser considerada pela qualidade da equipe. “Não dependo de país ou pesquisa lá fora, não estamos inventando, tudo isso tem alicerce técnico, temos hoje um capital intelectual que faz, sim, a projeção”, afirmou.

De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, o Brasil acumula 888.271 casos confirmados da Covid-19 e 43.959 mortes. Os casos recuperados somam 412.252. 

Veja também

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef
Imunização

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

Musk também critica Austrália após Justiça determinar remoção de vídeo de esfaqueamento do X
disputa

Musk também critica Austrália após Justiça determinar remoção de vídeo de esfaqueamento do X

Newsletter