Ministério da Saúde volta atrás e diz que 1º caso de Covid-19 não ocorreu em janeiro

Em nota, a pasta disse ter havido uma alteração nas datas e que o caso em Minas Gerais aconteceu em março

Coletiva do Ministério da SaúdeColetiva do Ministério da Saúde - Foto: Tv Brasil

Após informar que o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil havia ocorrido em janeiro, o Ministério da Saúde corrigiu a data e disse que o registro que estava em investigação ocorreu, na verdade, em 25 de março. A mudança foi informada na tarde desta sexta-feira (3). Em nota, a pasta diz que foi comunicada pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais "sobre a conclusão das investigações do possível primeiro caso de Covid-19 no País”.

Segundo o ministério, a data de início dos sintomas foi alterada de 23 de janeiro de 2020 para 25 de março de 2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados, informa. Com isso, a primeira confirmação da Covid-19 no País continua até o momento em 26 de fevereiro, de um paciente atendido em São Paulo e que apresentou sintomas após voltar de uma viagem à Itália. Ele, inclusive, já teve cura clínica.

A informação de que havia um primeiro caso em janeiro havia sido divulgada na quinta (2). De acordo com o ministério, o registro era de uma mulher de 75 anos, de Minas Gerais, que teria morrido em decorrência do vírus. O caso teria sido analisado em investigação retrospectiva dos casos. Questionada sobre a mudança nas datas, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais disse que aguarda posicionamento da equipe técnica sobre o ocorrido.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Projeto doa próteses auditivas a pessoas em situação de vulnerabilidade em Paulista
RMR

Projeto doa próteses auditivas a pessoas em situação de vulnerabilidade em Paulista

Adolescentes entre 12 a 17 anos serão incluídos na vacinação contra Covid-19, anuncia ministro
Imunização

Adolescentes entre 12 a 17 anos serão incluídos na vacinação contra Covid-19, anuncia ministro