Ministro da Educação vem ao Recife para posse do novo presidente da Fundaj
Ricardo Vélez Rodrigues participará da cerimônia de posse do novo presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que foi sua indicação para o cargo
O professor e pesquisador Alfredo Bertini assumirá o cargo de presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em cerimônia às 11h, no Cinema do Museu, no Campus Casa Forte, na Zona Norte do Recife, nesta segunda-feira (28). O Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, virá à capital para a posse do professor, pesquisador, produtor e economista, que foi indicado por ele para o cargo.
Alfredo Bertini atua há mais de 25 anos na área de audiovisual, tendo recebido da Assembleia Legislativa de Pernambuco a Medalha de Mérito Cultural Gilberto Freyre pela contribuição ao desenvolvimento da cultura no Estado de Pernambuco. Bertini também atuou na área de educação e cultura, como professor na Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e gestor do projeto Festival de Cinema do Recife, hoje conhecido como Cine-PE.
A casa de pesquisa criada por Gilberto Freyre contava com Ivete Jurema Esteves Lacerda no cargo de presidente interina desde março de 2018, quando Luiz Otávio Cavalcanti entregou o cargo. Fundada em 1949, a Fundaj tem atuado para gerar conhecimento no campo das humanidades com a finalidade de atender demandas relacionadas à educação e cultura com vista no desenvolvimento justo e sustentável.
Leia também:
Vélez indica para secretarias do MEC ex-alunos sem experiência de gestão
Acervo de Lula Cardoso Ayres vai ser catalogado pela Fundaj
Ricardo Vélez Rodriguez, por meio de nota, salientou a importância da Fundação Joaquim Nabuco. O Ministro da Educação afirmou que Pernambuco tem essa herança cultural fantástica da Escola do Recife, além da obra pioneira de Gilberto Freyre.
Ricardo Vélez Rodrígues e Alfredo Bertini seguirão para uma visita ao Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, local onde Joaquim Nabuco passou parte de sua infância, às 15h.
Veja também

Pandemia
Cidade do interior de São Paulo decreta toque de recolher
