Apagão

Ministro faz visita técnica a subestação de energia no Amapá

Bento Albuquerque acionou um dos geradores termoelétricos de energia

Ministro de Minas e Energia, Bento AlbuquerqueMinistro de Minas e Energia, Bento Albuquerque - Foto: Ministério de Minas e Energia

Leia também

• Novo apagão pode ter sido causado por problema em linha de transmissão

• Aneel e ONS não tomaram medidas para evitar apagão no AP, dizem especialistas

• Justiça determina afastamento da diretoria da Aneel e do ONS por apagão no Amapá

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, realizou nesta sexta-feira (20) uma visita  uma subestação de energia, a Santa Rita, que deverá fornecer mais 20 megawatts (MW) de energia ao Amapá. O estado passa por problemas no fornecimento de energia, desde o dia 3 de novembro, quando um apagão deixou 13, dos 16 municípios sem eletricidade.
 
Durante a visita, o ministro acionou um dos geradores termoelétricos que irão auxiliar no restabelecimento total da energia elétrica.
 
Em seguida, o ministro realizou uma visita técnica, com a participação do governador do estado, Wladez Góes, à subestação Santana e ao parque gerador da Eletronorte.

 

 
Quinta-feira (19), o Ministério de Minas e Energia informou que o fornecimento de energia elétrica no estado ocorreu da forma programada, com atendimento de até 86% da carga média com energia proveniente da Usina hidrelétrica (UHE) Coaracy Nunes e do Sistema Interligado Nacional (SIN).
 
O ministério disse que continuam as ações para montagem e instalação de geradores para atender o estado. Até o momento já foram posicionados 13 geradores na Subestação Santa Rita e nove na Subestação Santana.
 
Na manhã desta sexta-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a liberação operacional, em caráter excepcional, de duas usinas termelétricas para abastecer o estado.
 
Segundo o despacho, publicado nesta sexta (20) no Diário Oficial da União, as usinas poderão comercializar 45 MW de energia para o estado. A liberação para a produção comercial começa neste sábado (21).

 

Veja também

Professores da rede estadual paralisam atividades em Pernambuco em protesto por piso salarial
PERNAMBUCO

Professores da rede estadual param atividades, hoje, em protesto por piso salarial

PF apreende, no Recife, ecstasy em potes de creme enviados pelos Correios; dois são presos
Tráfico de drogas

PF apreende, em Boa Viagem, ecstasy em potes de creme entregues pelos Correios