Notícias

Missa do Lava-pés reúne fiéis na comunidade do Pilar

A celebração, que relembra a última ceia de Jesus com os apóstolos, começou às 16h e encheu a igreja de fiéis

 Arcebispo lavou o pé de 12 fiéis Arcebispo lavou o pé de 12 fiéis - Foto: Paullo Almeida/ Folha de Pernambuco

A véspera da Semana Santa foi marcada por eventos religiosos. Na manhã da quinta-feira (18), houve em Olinda a Missa da Crisma, na Catedral da Sé. Cerca de 300 padres e diáconos participaram do evento, que também realiza a renovação dos votos de compromisso com Deus e com a Igreja.

Já durante a tarde, houve a Missa do Lava-pés, na Igreja Nossa Senhora do Pilar, no Recife Antigo. As duas missas foram realizadas pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

A missa do lava-pés teve início às 16h, e uma cartilha com cânticos e orações foi distribuída aos fiéis na entrada da igreja para que acompanhassem a missa. A tradicional lavagem dos pés contou com a participação de 12 moradores da comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. A dona de casa Maria dos Prazeres,62, ficou bastante emocionada. “Tive muitas experiências na minha vida, mas essa para mim foi a maior de todas, a maior maravilha do mundo, me sinto honrada”, contou Maria. Entre os 12 fiéis haviam quatro venezuelanos que estão morando no Recife há quatro meses.

O arcebispo Dom Fernando Saburido contou que se sente gratificado a cada ano pela realização da missa. “É sempre gratificante participar da missa do lava-pés. É muito importante trazer a missa para áreas carentes para que as autoridades voltem os olhos e realize mudanças, enxergue a população, se conscientizem”, explicou.

Leia também:
Missa e procissão em Olinda abrem celebrações da Semana Santa
Paixão de Cristo de José Pimentel será encenada em Olinda
Novidades marcam encenações da Paixão de Cristo no Recife e em Olinda


A missa contou com a lavagem dos pés, distribuição de hóstias, procissão pela comunidade e por fim com a distribuição de peixes para mais de 300 famílias. O cadastro foi realizado previamente presencialmente por voluntários que fazem parte do projeto da Igreja Madre de Deus.

O pintor de 58 anos, José Alencar, chegou no início da missa e foi o primeiro a receber a doação dos peixes . “É bom demais, eu ganho pouco, não tenho condições, pegar esses 3 peixes vai garantir para minha família um bom almoço na semana santa. Estou muito feliz”, contou o pintor.

Um carro de som ampliou o alcance da missa para que os moradores da comunidade acompanhassem com maior qualidade a celebração.

Na sexta-feira (19) ocorre a celebração da paixão e morte de Jesus Cristo, com a Procissão do Senhor Morto, às 16h, saindo da Arquidiocese de Olinda e Recife e seguindo pelo Sítio Histórico de Olinda.

Veja também

Papa Francisco pede desculpas por frases consideradas homofóbicas, anuncia Vaticano
CLERO

Papa Francisco pede desculpas por frases consideradas homofóbicas, anuncia Vaticano

Área desmatada no Brasil em 2023 cai 11,6%, indica MapBiomas
MEIO AMBIENTE

Área desmatada no Brasil em 2023 cai 11,6%, indica MapBiomas

Newsletter