Missão Apollo 8 na órbita da Lua completa 50 anos

Espaçonave esteve na órbita lunar por 20 horas e contou com transmissão de TV

 Earthrise, fotografado pelo astronauta William Anders em 1968 Earthrise, fotografado pelo astronauta William Anders em 1968 - Foto: NASA

Em 24 de dezembro de 1968, os membros da missão Apollo 8, viram, enquanto orbitavam a Lua, o planeta Terra. Daí surgiu a icônica foto — que, junto à presença humana na órbita lunar, completou 50 anos — feita pelo astronauta William Anders. "A Lua é essencialmente cinza, sem cores", disse o astronauta James Lovell, enquanto a missão passava sobre o Mar da Fecundidade, na Lua.

A frase foi proferida logo após vários minutos de silêncio por parte da Apollo 8, o que era esperado, pela nave estar passando por trás da Lua, e significava que a entrada na órbita lunar tinha sido bem-sucedida — um contato em menor tempo significaria que a missão teria falhado. A Apollo 8 se tornava, assim, a primeira da humanidade a orbitar o satélite.

Por 20 horas, a espaçonave esteve na órbita lunar, completando uma revolução a cada duas horas, dos quais passava 45 minutos sem contato com a Terra. A missão contou até com uma transmissão de TV diretamente da Lua. Durante as filmagens, os astronautas descreviam o terreno e os possíveis locais de pouso no Mar da Tranquilidade. Segundo a Nasa, estima-se que cerca de um bilhão de pessoas de 64 países assistiram a transmissão.

Leia também:
Sonda da Nasa pousa com sucesso em Marte
Caçador de planetas da Nasa faz primeiras descobertas
Nasa lança com sucesso a sonda solar Parker
Sonda Cassini da NASA mergulha nos anéis de Saturno

Veja também

Primeiro lote com 62.250 doses da vacina da Janssen chega a Pernambuco
Coronavírus

Primeiro lote com 62.250 doses da vacina da Janssen chega a Pernambuco

Taxa de ocupação de UTIs em Pernambuco fica abaixo de 80% pela primeira vez em sete meses
Coronavírus

Taxa de ocupação de UTIs em Pernambuco fica abaixo de 80% pela primeira vez em sete meses