CALOR

Mito ou verdade: suar bastante emagrece? Especialista responde o que perdemos com o suor

Especialmente no verão, as regiões que mais sofrem com a sensação de ''derreter de suor'' são a cabeça, axilas, mãos, virilha e pés

CalorCalor - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Nesta época do verão, o calor é excessivo. Parece que independente do lugar que estamos, o suor sempre nos acompanha. Seja em repouso ou durante uma atividade física, depois de almoçar, de dia ou de noite, o corpo sua mais, principalmente na cabeça, nas axilas, mãos, virilha e pés, que são regiões mais úmidas, fechadas e quentes.

Com a transpiração, perdemos 95% de água e 5% de sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e magnésio. Esse mecanismo é importante para manter a temperatura corporal ideal para o nosso organismo, ou seja, 36,5°C. Se esse termômetro passar dos 38° C, há algo errado.

Mas, além de perder sais minerais, suar pode ajudar a perder gordura e eliminar alguns quilos? A resposta é não.

— Suar não significa emagrecer definitivamente. Imagina se tivesse essa relação de suar e emagrecer, o jeito mais fácil de emagrecer seria ir para a sauna — afirma o preparador físico, especialista em bem-estar e colunista do Globo, Marcio Atalla.

Segundo Atalla há dois modos de eliminar gordura pelo corpo. A primeira é pela troca de gases, eliminando CO2 e a segunda por líquidos corporais, como a urina, lágrima e suor. Durante a atividade física, a gordura pode ser eliminada por meio do suor, porém, ela é pequena e não tem resultado no emagrecimento.

— Quando você está fazendo atividade física, não há essa relação direta porque algumas pessoas transpiram mais do que outras. Você pode fazer exercício em um local mais quente e úmido e vai transpirar mais e isso não significa que perdeu mais gordura. A relação para perder peso é quanto mais movimento, mais gordura será eliminada — explica Atalla.

Segundo especialistas, caminhar rápido, correr e pedalar são atividades que provocam muita transpiração, porque a maior parte do trabalho muscular (cerca de 70%) é transformada em calor. Só os 30% restantes são convertidos em movimento.

O exercício é importante para emagrecer porque, além do suor, a pessoa queima gordura e glicose para produzir a energia necessária à prática.

Veja também

Cinco pessoas morrem após ponte desabar em colisão com navio na China; veja vídeo
acidente

Cinco pessoas morrem após ponte desabar em colisão com navio na China; veja vídeo

Governo regulamenta certificação de comunidades terapêuticas
BRASIL

Governo regulamenta certificação de comunidades terapêuticas