Notícias

Mobilização contra a violência à pessoa idosa acontece nesta quarta

A ação conta com orientações e ofertas de serviços como aferição da pressão e vacinação

IdososIdosos - Foto: Governo de S.P./Alexandre Carvalho/A2img

O Governo de Pernambuco oferece serviços gratuitos para idosos nesta quarta-feira (26) na Praça do Derby, área central do Recife. A ação faz parte de uma campanha contra violência à pessoa idosa, contando também com orientações sobre violação dos direitos. Na ocasião, o público a partir dos 60 anos poderá usufruir de serviços como aferição de pressão, glicemia e vacinação contra a gripe. Os profissionais estarão à disposição das 7h ao meio-dia.

O objetivo da ação é promover uma série de ações que sensibilizem a sociedade a respeito de um tema ainda pouco visível - a violência física e psicológica sofrida pelos mais velhos. Por isso, haverá orientação sobre o envelhecimento, as principais formas de violência e a garantia dos direitos da pessoa idosa e orientações, além distribuição de materiais informativos e a presença de canais que facilitam a denúncia.

“A ideia é criar uma consciência da existência da violência contra a pessoa idosa e disseminar a realidade de não aceitá-la, mostrando os meios para denúncias, tudo isso como forma de prevenir a violação dos direitos e qualificar o debate sobre o tema”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Sileno Guedes.

Leia também:
Arrasta-pé reúne idosos no Classic Hall, em Olinda
Brasil se inspira no Uruguai para adotar políticas para idosos


A Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua a violência contra a pessoa idosa como o ato (único ou repetido) ou omissão que lhe cause dano ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança.

No primeiro trimestre deste ano, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi), ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, recebeu 391 denúncias. Em comparação ao mesmo período do ano passado, que foram 163 queixas, um aumento que chega a quase 140%. Negligência, violência psicológica e financeira são as principais queixas. Além do CIAPPI, a Ouvidoria Social também é um canal para recebimento de denúncias, que podem ser feitas no 0800.081.4421. Para facilitar e incentivar as denúncias, será disponibilizado 'Unidade Móvel da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa' para acolhimento de denúncias.

A Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer serviços como aferição de pressão, glicemia e vacinação contra a gripe, além de orientar a população sobre saúde bucal. “Eventos como esses auxiliam a mantermos um diálogo contínuo, com políticas públicas para a promoção e garantia dos direitos da pessoa idosa no nosso Estado”, afirmou a secretária-executiva de Segmentos Sociais, Laura Gomes.

Serviço:
Sensibilização contra violência à pessoa idosa
Data: 26 de junho
Hora: 7h
Local: Praça do Derby, Centro.

Veja também

Mãe que foi resgatada de enxurrada com as filhas agradece jovem que as tirou de carro
rio de janeiro

Mãe que foi resgatada de enxurrada com as filhas agradece jovem que as tirou de carro

Saúde pública: UPAE em Carpina agora oferece atendimentos em ginecologia e exames de endoscopia
SAÚDE

Saúde pública: UPAE em Carpina agora oferece atendimentos em ginecologia e exames de endoscopia