Montagem de arquibancadas altera itinerários de 17 linhas de ônibus no Centro do Recife

Segundo o Grande Recife Consórcio, um dos sentidos da avenida Nossa Senhora do Carmo será interditado primeiramente

Montagem das arquibancadas para o desfile do Galo da MadrugadaMontagem das arquibancadas para o desfile do Galo da Madrugada - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

Começou nesta terça-feira (4) a interdição de um dos sentidos da avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife, por causa da montagem das arquibancadas para o Carnaval 2020. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a via ficará fechada para os ônibus que saem da avenida Martins de Barros e dobram à esquerda em direção à avenida Dantas Barreto.

Em razão do bloqueio, três paradas estarão desativadas temporariamente, afetando o embarque e desembarque de passageiros de 17 linhas, sendo cinco convencionais e 12 bacuraus.

Leia também:
No mês do Carnaval, confira o calendário de prévias no Recife e em Olinda
Shoppings da RMR abrem as portas durante o Carnaval


Usuários ouvidos pela Folha de Pernambuco disseram não saber da mudança. “Muda tudo. A gente fica perdida sem saber de nada”, diz a pensionista Maria José Silva, 56, que andou até o Cais de Santa Rita para pegar o Shopping Center (Terminal Residencial Boa Viagem). O serviço público Ademar Alcoforado, 38, também só soube depois que foi feita a interdição. “Sempre tem essa mudança durante o Carnaval e a festa da padroeira, em julho, mas hoje eu não sabia. Quando estava vindo, vi a arquibancada”, conta.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura, que informou ter começado a montagem das estruturas seguindo calendário pactuado com a CTTU e o Grande Recife Consórcio de Transporte. Por meio de nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte disse que foram fixados cartazes nas paradas da avenida Nossa Senhora do Carmo comunicando a desativação temporária. Além disso, os usuários podem encontrar informações no site do órgão ou nas redes sociais.

Desfiles
De acordo com a Prefeitura, a estrutura que está sendo montada em Santo Antônio inclui quatro arquibancadas, sendo uma maior, de 45 metros de largura, outra de 30 metros, e mais duas de 20. Também estão sendo erguidos dois palanques para os jurados e recuo para a baterias e orquestras, além do Camarote da Acessibilidade para o desfile do Galo da Madrugada, instalado no pátio da Igreja do Carmo. Toda a montagem será concluída até 20 de fevereiro.

Ao todo, 85 agremiações, incluindo troças, clubes de frevo, escolas de samba, bois, blocos de pau e corda, tribis de índio e grupos de maracatu, se apresentarão no polo Nossa Senhora do Carmo, onde todas as arquibancadas comportam, juntas, 1.100 pessoas. O Concurso também tem um segundo polo na avenida do Forte, que está sendo montado desde o dia 27 de janeiro e será palco para o desfile de 109 agremiações, com espaço para 900 espectadores. “Como lá (na avenida do Forte) tem pouco impacto no trânsito, a montagem já está sendo concluída e não precisa ter intervenção”, informa o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.

Confira as linhas afetadas e os itinerários alterados:

013 – Jardim Beira Rio (Pina)
200 – Jaboatão (Parador)
031 – Shopping Center (Terminal Residencial Boa Viagem)
033 – Aeroporto
062 – Jardim Piedade


…Terminal de Passageiros Santa Rita, Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Av. Dantas Barreto (pista Leste), Av. Dantas Barreto (pista Oeste), Av. Dantas Barreto (parada provisória em frente à Igreja do Carmo)…

As linhas bacuraus, segundo o Grande Recife Consórcio, terão um desvio diferente:

036 – Aeroporto (Bacurau)
038 – Residencial Boa Viagem (Bacurau)
063 – Jardim Piedade (Bacurau)
145 – Alto Dois Carneiros (Bacurau)
146 – UR-11 (Bacurau)
154 – Jordão (Bacurau)
170 – Muribeca dos Guararapes (Bacurau)
172 – Marcos Freire (Bacurau)
184 – Cabo (Bacurau)
233 – Cavaleiro (Bacurau)
254 – Jaboatão (Bacurau)
258 – Moreno (Bacurau)


…Terminal de Passageiros Santa Rita, Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Dantas Barreto (pista Leste), Av. Dantas Barreto (pista Oeste), Av. Dantas Barreto (Parada provisória em frente à Igreja do Carmo)…

Deixam de serem atendidas as paradas nº 180231, nº 180235 e 180236, todas na avenida Nossa Senhora do Carmo. A opção para os usuários é o Terminal de Santa Rita ou a parada provisória implantada na avenida Dantas Barreto, logo após o camarote montado em frente à Basílica de Nossa Senhora do Carmo.

Veja também

Pernambuco registra 537 novos casos da Covid e 16 mortes
Coronavírus

Pernambuco registra 537 novos casos da Covid e 16 mortes

Em colapso, Rondônia anuncia transferência de doentes com Covid-19 e pede médicos
Coronavírus

Em colapso, Rondônia anuncia transferência de doentes com Covid-19 e pede médicos