A-A+

Montagem do Galo Gigante começa nesta terça-feira

Com a montagem da escultura, que neste ano recebo o título “Galo Circense de olho no futuro”, vias serão serão interditadas

Ponte Duarte CoelhoPonte Duarte Coelho - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O gigante da ponte começa a ser montado nesta terça-feira (18), na Ponte Duarte Coelho. A partir das 22h, o Galo gigante começa a nascer e mudar o trânsito que será bloqueado nas vias que dão acesso à ponte. O “Galo Circense de olho no futuro” pesa oito toneladas e mede 28 metros de altura. A montagem da alegoria deve ser finalizada até a sexta-feira (21).

Inicialmente, os bloqueios serão montados entre a Avenida Conde da Boa Vista e Rua da Aurora; Rua do Sol e Ponte Duarte Coelho; Avenida Dantas Barreto e Avenida Guararapes. Os ônibus que fazem o percurso pela ponte terão a rota alterada.

A proximidade do Carnaval já começa a afetar o trânsito no Recife. A cidade festeira passará por etapas de montagem do Galo da Madrugada e bloqueios para o período carnavalesco nestes próximos dias. A agremiação desfila no sábado (22), com seis quilômetros de percurso por dentro dos bairros de São José e Santo Antônio. O tema do bloco neste ano é "Xilogravuras no Cordel do Frevo", e o homenageado será o artista bezerrense J. Borges. Cerca de 30 trios elétricos devem fazer o percurso que, de acordo com a organização do bloco, deve receber mais de 1,5 milhão de foliões.

Leia também:
Percurso do Galo da Madrugada passa por última vistoria
Linha gratuita de VLT levará foliões ao Galo da Madrugada
Galo Gigante está quase pronto para o Carnaval

Após o bloqueio da Ponte Duarte Coelho, que será realizado pelos agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), outras duas etapas preparam o terreno para dia do Galo. Na sexta-feira (21), serão fechadas também as ruas que compõem a concentração do bloco. Trechos como a Rua do Sol, Rua Siqueira Campos, Avenida Guararapes, Rua Imperial e a Avenida Sul (nas proximidades da Rua General Estilac Leal) serão interditados.

De acordo com Fabiano Ferraz, gerente geral de operação e fiscalização da CTTU, agentes e orientadores estarão nas ruas direcionando para que o motorista seja orientado de forma correta. "No período do Carnaval estaremos com 270 agentes e 140 orientadores que já estão nas ruas trabalhando e serão direcionados para as áreas de mudança de fluxo", explicou.

No dia do desfile, das 5h às 20h, a Avenida Engenheiro José Estelita será fechada no sentido centro. Apenas as linhas do Expresso Galo, ônibus e táxis poderão passar pela avenida. Por isso, veículos que precisem acessar a área central da cidade devem usar a Avenida Governador Agamenon Magalhães. Os ônibus oriundos da Zona Sul com destino ao Cais de Santa Rita não poderão seguir para a Avenida Martins de Barros e deverão retornar pela Avenida Sul, no sentido do bairro do Cabanga. Também no dia do desfile haverá interdição entre a Avenida Cruz de Cabugá e Avenida Mário de Melo, onde o retorno deve ser feito pela própria Avenida Cruz de Cabugá, ou seguir pela Rua dos Palmares. Também será bloqueada no dia do desfile da agremiação a Rua Princesa Isabel, a partir do cruzamento com a Rua do Hospício. Os condutores oriundos da Rua do Príncipe deverão seguir pela Cruz de Cabugá, no sentido Olinda.

Até o fechamento desta edição, o Grande Recife Consórcio de Transporte não divulgou as mudanças de itinerários dos ônibus para a montagem do Galo da Madrugada e Carnaval. As alterações, de acordo com o consórcio, serão disponibilizadas nesta terça-feira (18).

Veja também

Mais de 3,6 milhões de vacinas da Pfizer chegam ao Brasil
Vacinas

Mais de 3,6 milhões de vacinas da Pfizer chegam ao Brasil

Assessora de Hillary Clinton diz que foi abusada sexualmente por senador
Denúncia

Assessora de Hillary Clinton diz que foi abusada sexualmente por senador