Outubro Rosa

Moradoras da comunidade Beira do Rio ganham exames de mamografia neste sábado (15)

Evento "Manhã Rosa" é organizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia Regional-PE; ação acontecerá no Recife Tênis Clube

MamografiaMamografia - Foto: Reprodução/Internet

Moradoras da comunidade do Beira Rio, localizada  no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, ganharão, neste sábado (15), exames de mamografia. A ação promovida pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional-PE, acontecerá no Recife Tênis Clube, no bairro da Imbiribeira, das 8h às 12h. 

O evento chamado "Manhã Rosa" vai possibilitar que cerca de 70 mulheres que residem na comunidade possam realizar o exame de mamografia. Parte dos exames serão feitos por médicos voluntários que estarão no mamógrafo móvel no local. Outra parte poderá ser realizada por meio vouchers para que os exames sejam feitos em qualquer unidade do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila.

A ação deste sábado (15) reforçará também os benefícios da prática esportiva e de uma alimentação saudável. Para a ocasião, os promotores do evento produziram camisa alusiva ao Outubro Rosa, que custa R$ 60. A renda obtida com a venda será revertida na compra de material cirúrgico para o Hospital do Câncer de Pernambuco.

Evento manhã rosa

Importância da prevenção
O evento faz parte da campanha do Outubro Rosa, que incentiva a conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.

"O Outubro Rosa é muito importante para chamar atenção da população a respeito do diagnóstico precoce do câncer de mama", afirma o médico mastologista Carlos Eduardo Caiado, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Pernambuco.

O médico ressaltou ainda a necessidade de as mulheres voltarem a fazer seus exames de rotina, pois o número de mamografias caiu consideravelmente durante a pandemia da Covid-19. 

Neste ano a Sociedade de Mastologia tem reforçado a importância do diagnóstico precoce com a campanha “Quanto antes, melhor”. 

A diretora médica do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila, Mirela Ávila, ressalta a importância de campanhas  como a do Outubro Rosa para que mais informações cheguem às pessoas a respeito da importância da prevenção: 

"Campanhas como o Outubro Rosa são fundamentais porque ampliam o alcance das informações, fortalecem a importância do rastreamento - que são os exames de rotina e precisam ser feitos antes mesmo de a mulher ter qualquer sintoma - buscando o diagnóstico da doença ainda no estágio inicial e, portanto, tratável, curável”, reforçou a radiologista. 

Veja também

Número de casos de dengue grave mais do que dobra no País; saiba quais são os sinais de alarme
Dengue

Número de casos de dengue grave mais do que dobra no País; saiba quais são os sinais de alarme

Suspeito de destruir carro usado no assassinato de Marielle é preso
Marielle

Preso suspeito de destruir carro usado no assassinato de Marielle