Moradores da Cidade Alta homenageiam Maria Alice e pedem segurança

Ato ocorreu no fim da tarde deste sábado em Olinda

Ato na Cidade Alta de OlindaAto na Cidade Alta de Olinda - Foto: Brenda Alcântara / Folha de Pernambuco

Quatro dias depois do assassinato da artista plástica e uma das fundadoras do Bloco Eu Acho É Pouco Maria Alice Soares dos Anjos, moradores se reuniram no fim da tarde deste sábado (17) no Sítio Histórico de Olinda para prestar uma homenagem à arquiteta de 74 anos e protestar pela falta de segurança na cidade.

O ato, promovido pela Sociedade Olindense em Defesa da Cidade Alta (Sodeca), reuniu dezenas de pessoas nos Quatro Cantos em caminhada com destino à Rua Treze de Maio, onde fica a casa de Baixinha, como era conhecida Maria Alice.

Com flores e faixas, a caminhada foi em maior parte silenciosa e acompanhada por carros da Delegacia do Turista. Em frente à casa de Maria Alice, manifestantes pediram justiça, respeito e mais cidadania, enquanto depositaram flores à porta do imóvel onde a artista foi encontrada morta. As casas do Sítio Histórico ao redor também exibiram faixas pretas nas janelas em expressão do luto.

Leia também:
Em velório, amigos lembram de Maria Alice por sua alegria carnavalesca
“Criminosos que assassinaram artista plástica não eram profissionais”, diz delegado


“O caso dela é um que chegou a um desfecho grave, mas a violência vem acontecendo há tempos, assaltos durante todo o dia”, enfatizou Nathan Nigro, um dos integrantes da Sodeca. De acordo com ele, apesar de reconhecer os esforços, a polícia continua sem suprir as necessidades da Cidade Alta.

Entre as pessoas que se uniram à caminhada, não faltavam pessoas que tiveram as casas invadidas e bens roubados. O jornalista Felipe Mendes teve uma bicicleta roubada dentro do próprio imóvel. "No Sítio Histórico, a gente sempre teve a sensação de segurança, mas, nos últimos dois anos, a situação tem piorado. Eu moro aqui há sete anos e este é o momento mais inseguro desde então", conta.

A Sodeca informou ainda que uma audiência com a Prefeitura de Olinda e a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco foi solicitada a fim de tratar das demandas da segurança local.

Veja também

Pernambuco registra 672 novos casos e 27 óbitos nas últimas 24h
Coronavírus

Pernambuco registra 672 novos casos e 27 óbitos nas últimas 24h

DETRAN-PE realiza encerramento da Semana Nacional do Trânsito 2020
DETRAN

DETRAN-PE realiza encerramento da Semana Nacional do Trânsito 2020