TEMPORAL

Moradores de área de risco relatam desespero diante das fortes chuvas

Em 12 horas, choveu o esperado para metade de fevereiro

Severino Alves mora há 41 anos no alto José BonifácioSeverino Alves mora há 41 anos no alto José Bonifácio - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
Ação preventiva no Alto José Bonifácio - Foto: Rafael Furtado/ Folha de PernambucoAção preventiva no Alto José Bonifácio - Foto: Rafael Furtado/ Folha de PernambucoAção preventiva no Alto José Bonifácio - Foto: Rafael Furtado/ Folha de PernambucoAção preventiva no Alto José Bonifácio - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoAção preventiva no Alto José Bonifácio - Foto: Rafael Furtado/ Folha de PernambucoAção preventiva no Alto José Bonifácio - Foto: Rafael Furtado/ Folha de PernambucoAção preventiva no Alto José Bonifácio - Foto: Rafael Furtado/ Folha de PernambucoAção preventiva no Alto José Bonifácio - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoAção preventiva no Alto José Bonifácio - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoAção preventiva no Alto José Bonifácio - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoAção preventiva no Alto José Bonifácio - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de PernambucoChuvas castigam moradores da comunidade Ponte do Pina - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

As fortes chuvas que assolaram a Região Metropolitana do Recife nas primeiras horas desta sexta-feira (26) deixaram moradores de áreas de risco preocupados. Severino Alves da Silva, de 67 anos, foi um deles. Ele mora na rua Abreus, no Alto José Bonifácio, na Zona Norte.

Morando no local há 41 anos, Severino afirmou que vive em constante alerta. “É difícil conviver com essa temporada de chuva que nós estamos tendo, morando na situação que a gente mora, em área de risco”, disse.

Equipes da Prefeitura do Recife estiveram na região para colocar novas lonas plásticas. A gerente geral de Engenharia da Defesa Civil do Recife, Elaine Hawson, informou que, nas últimas horas, choveu metade do esperado para este mês. “Hoje a Defesa Civil está aqui fazendo um trabalho de prevenção, capinação para a gente fazer essa colocação. Nas chuvas das últimas 12 horas, tivemos um total de 72 milímetros, ou seja 50% do esperado para o mês de fevereiro. A Defesa Civil do Recife recebeu em torno de 45 chamados, entre pedidos de lona e pedidos de vistoria”, comentou.

Equipes da Prefeitura do Recife estiveram na região para colocar novas lonas plásticas

Equipes da Prefeitura do Recife estiveram Alto José Bonifácio para colocar lonas plásticas - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Para Seu Severino, as lonas plásticas não garantem a segurança do local. “Eu queria dizer que o plástico não é a solução. A solução mesmo seria o muro de arrimo. Praticamente a gente vê uma coisa quase sem solução. Se os órgãos públicos procurassem olhar mais para as pessoas seria bastante diferente. A gente se sentiria melhor, teria um lugar mais digno para morar, que quando começasse a chuva a gente tivesse um sono tranquilo. Porque a gente não dorme tranquilo, sabendo que a barreira tem perigo”, disse.

No comunidade Ponte do Pina, na Zona Sul do Recife, a chuva também causou estragos. Mikeline Edilene, de 27 anos, relatou momentos de desespero: “O muro aqui quando chove é água para todo canto, a gente já perde o que a gente não tem. E ele está vazando muita água, meu medo à noite é que ele desabe para cá”, contou.Mikeline Edilene relatou momentos de desespero

Mikeline Edilene, de 27 anos, relatou momentos de desespero - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Ela mora com o marido, José Douglas, e as filhas Laiza, de 7 anos, e Larissa, de 6. “Perdi documentos meus que molharam, roupas, sapatos das minhas crianças, minha cama, que ficou toda molhada. E é essa minha luta aqui”.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão é de que as chuvas sigam até a noite desta sexta-feira no Recife e em outras regiões do Estado. A Defesa Civil destaca que as equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h por dia.

Veja também

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo
CLIMA

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão
Rio de Janeiro

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão

Newsletter