A-A+

Vulcão nas Canárias

Moradores de La Palma são autorizados a ir às suas casas

Vulcão Cumbre Vieja, na Espanha, entra no 12º dia de atividade

Coluna de gases do vulcão nas Ilhas Canárias atinge 4.500 m de alturaColuna de gases do vulcão nas Ilhas Canárias atinge 4.500 m de altura - Foto: Desiree Martin/AFP

Alguns habitantes que vivem perto do local da erupção do Vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na Espanha, foram autorizados a deslocar-se temporariamente às suas casas para recolher pertences.

O vulcão entrou nesta quinta-feira (30) no seu décimo segundo dia de atividade.

De acordo com o último relatório do Departamento de Segurança Nacional (DSN), divulgado hoje às 7h (horário local), "desde que o fluxo de lava chegou ontem [quarta-feira] ao mar, não foram registradas alterações substanciais na atividade vulcânica".

A lava mantém "um fluxo contínuo sob a forma de cascata" e na base da falésia, por meio da qual atinge o mar, forma-se um delta que se estende em direção ao sul da ilha.

Neste novo dia de erupção, as zonas de exclusão marítima e terrestre em redor do vulcão, o fluxo e a área onde ele chega ao mar estão sendo mantidos, bem como a retirada dos moradores, determinada na semana passada, e o confinamento de populações em várias áreas.

Alguns habitantes foram autorizados pelas autoridades a deslocar-se às suas casas para recolher pertences, sempre fora do perímetro de exclusão de 2,5 quilômetros.

A atividade sísmica continua a ser registrada no sul de La Palma, na zona de Fuencaliente.

O DSN explica que "o sistema vulcânico, de momento, tem uma válvula de escape aberta, sem necessidade de procurar um novo caminho para a superfície da terra".

Veja também

Por conta de crise alérgica, show de Ney Matogrosso é remarcado no Recife
Música

Por conta de crise alérgica, show de Ney Matogrosso é remarcado no Recife

Aos 83 anos, morre o arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista Tomie Ohtake
Luto

Aos 83 anos, morre o arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista Tomie Ohtake