Moradores de Paulista com suspeitas do novo coronavírus serão monitorados por aplicativo

O aplicativo Monitore Paulista Covid-19 foi construído com a orientação de técnicos da Fiocruz e será acompanhado por seis atendentes especialistas no assunto

Aplicativo Monitore Paulista Covid-19Aplicativo Monitore Paulista Covid-19 - Foto: Divulgação

Moradores do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, que estão com sintomas do novo coronavírus, serão monitorados por aplicativo da Secretaria de Saúde da cidade a partir desta terça-feira (31).

O aplicativo Monitore Paulista Covid-19 foi construído com a orientação de técnicos da Fiocruz e será acompanhado por seis atendentes especialistas no assunto, que vão mapear e monitorar a evolução clínica de cada pessoa cadastrada.

O objetivo é garantir que o paciente tenha um acompanhamento diário, sem precisar se deslocar até uma unidade de saúde. Os pacientes com suspeitas do novo coronavírus em Paulista podem baixar a ferramenta no site da prefeitura da cidade.

Leia também:
Paulista oferece atendimento com psicólogo contra ansiedade com o isolamento
Brasil registra 136 mortes pelo novo coronavírus
Sobe para 73 número de casos confirmados do coronavírus em Pernambuco


Segundo a secretária de saúde de Paulista, Fabiana Bernart, ao acessar o aplicativo é necessário responder um questionário inicial e, a partir das informações prestadas, o paciente passará ou não a ser acompanhado pelo App,

“A partir deste momento, todo nosso esquema de retaguarda que já está montado, com atendentes ligadas ao sistema do aplicativo, fará uma triagem, classificando o paciente a partir do estado de saúde dele, com classificação de risco por cores – verde, amarelo, laranja e vermelho”, contou a secretária de saúde, explicando que o usuário classificado como verde será monitorado a distância.

“A medida em que acontecerem mudança de sintomas, informado pelo próprio paciente, através do questionário que ele vai responder diariamente, a equipe de monitoramento irá informando qual o procedimento que ele deverá adotar, como ficar em isolamento ou se dirigir a um hospital de referência”, explicou Fabiana Bernart.

Até esta segunda-feira (30), o município de Paulista não registrou nenhum caso confirmado do novo coronavírus.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Brasil tem 20.503 casos e 464 mortes pela Covid-19 em 24 horas
Boletim nacional

Brasil já acumula quase 20 milhões de diagnósticos e 556.834 mortes pela Covid-19

Pernambuco registra 643 novos casos e 24 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24 horas
Coronavírus

Pernambuco já totaliza 18.808 mortes pela Covid-19