OLINDA

Moradores de prédios com risco de desabamento protestam em frente à Prefeitura de Olinda

As famílias reivindicam a realocação em moradia digna, para que elas possam deixar os edifícios condenados

Protesto em defesa da vida e por moradia digna, em OlindaProtesto em defesa da vida e por moradia digna, em Olinda - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Moradores de prédios com risco de desabamento realizam um protesto em frente à Prefeitura de Olinda, na manhã desta quinta-feira (5). O ato é organizado pelo Movimento Nacional de Luta Por Moradia (MNLM) e pela Organização E Luta dos Movimentos Populares de Pernambuco (OLMP). 

As famílias reivindicam a realocação em moradia digna, para que elas possam deixar os edifícios condenados. São moradores de bairros como Jardim Atlântico, Jardim Fragoso, Rio Doce e Casa Caiada.

"Queremos auxílio moradia, porque a gente não pode sair com uma mão na frente e outra atrás. Não temos para onde ir. Por isso, queremos que a Prefeitura resolva a nossa situação", afirma a dona de casa Neide Lira, de 58 anos, moradora do Edifício Bromélia, em Jardim Fragoso.


Em Olinda, há 110 prédios condenados e com risco de desabamento. “Nossa principal reivindicação é que o poder municipal atenda a recomendação feita  Ministério Público, em 2019, de que as famílias que vivem em situação precárias nesses prédios em iminência de desabamento sejam inseridas em uma política de moradia”, defende Paulo André, representante do Movimento Nacional de Luta Por Moradia. 

No final da manifestação, uma comissão formada por moradores e líderes dos movimentos sociais foi recebida pelo Secretário Executivo de Assistência Social, Fernando Freire, na sede da Prefeitura.
 

Veja também

Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Brasil é referência internacional em bancos do alimento
Saúde

Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Brasil é referência internacional em bancos do alimento

Nível do Guaíba cai 17 cm em Porto Alegre e segue baixando
Rio Grande do Sul

Nível do Guaíba cai 17 cm em Porto Alegre e segue baixando

Newsletter